
Ordenamento do Território e Ambiente
Código
722041100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Ana Filipa Ramalhete
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Criar a base para uma prática profissional apoiada em saberes sólidos de Ordenamento do Território (OT)
b) Conhecer e compreender a relação entre OT e Ambiente, ao nível teórico e prático
c) Enquadrar a prática de OT nas políticas ambientais, a diferentes escalas
d) Conhecer a génese dos conceitos de OT, assim como a sua evolução, a nível internacional e nacional
e) Dominar as técnicas de análise do território, nomeadamente no que diz respeito à identificação de problemas e constrangimentos à prática do seu ordenamento
f) Dominar as várias dimensões do OT, as escalas de atuação dos instrumentos existentes e o papel dos vários atores
g) Compreender a relação entre objetivos, problemas e soluções em OT no contexto dos instrumentos de gestão territorial
h) Analisar a inter-relação dos conceitos adquiridos com as práticas profissionais associadas ao OT
i) Estruturar um pensamento crítico sobre a política de OT em Portugal.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) O Ordenamento do Território como uma prática fundamental da promoção do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável: o contexto internacional e nacional.
2) As diferentes técnicas e escalas de análise em planeamento e gestão do território.
3) O esquema nacional de gestão do território, os seus instrumentos e a interação entre eles.
Bibliografia
Alves, R. (2007). Políticas de Planeamento e ordenamento do Território no Estado Português, Lisboa: F. Calouste Gulbenkian.
CE (2008). Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia, Tirar Partido da Diversidade Territorial. Bruxelas: Com. Comunidades Europeias (COM 616).
Ferrão, J. (2011). O ordenamento do território como política pública. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian.
Ministry of National Development & VÁTI Nonprofit Ltd (coord.)(2011).The Territorial State and Perspectives of the European Union. Background doc. for the Territorial Agenda of the European Union 2020 presented at the Informal Meeting of Ministers responsible for Spatial Planning and Territorial Development on 19 May 2011.Gödöllö (Hungary).
Pereira, M. (2009). Desafios contemporâneos do ordenamento do território: para uma governabilidade inteligente do(s) território(s). Prospectiva e Planeamento,16, 77-102.
UN (2012).State of the world’s cities 2012/2013. Prosperity of cities. Nairobi:UN Human Settlements Program
Método de ensino
O ensino é baseado na plataforma de e-learning da FCSH onde são disponibilizados todos os materiais e leituras recomendadas.
No início do semestre é disponibilizada uma apresentação de Boas Vindas, com os objetivos da UC, o programa, a bibliografia geral, os critérios de avaliação e o calendário das atividades e avaliação. Para cada UA existe uma apresentação introdutória que contém os seus objetivos, os conteúdos desenvolvidos, a bibliografia específica e a descrição detalhada dos exercícios de aplicação.
Há uma sessão de chat semanal na qual os alunos podem interagir com o docente em tempo real. O registo da sessão fica disponível na plataforma. A participação é facultativa, não contando para a avaliação.
Método de avaliação
A avaliação é feita de forma contínua, através da realização de trabalhos individuais e da participação em fóruns de discussão (em regime de e-learning) [(50%), 10% para cada uma das cinco unidades de aprendizagem- ver 6.2.1.8] e de um exame final (presencial) (50%).