
Estética e Crítica de Arte
Código
722061091
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver competências de análise, reflexão e escrita no âmbito da crítica de arte e da curadoria
- Mapear os diferentes entendimentos da relação entre estética e política
- Distinguir diferentes concepções, modalidades e estratégias da crítica de arte
- problematizar a relação entre os lugares/tarefas do espectador, do crítico e do curador
Pré-requisitos
Conteúdo
Tratar-se-á de explicitar os diferentes planos em que se joga a relação entre estética e política, de reconhecer a especificidade das práticas artísticas no contexto desta relação e de elucidar o papel da crítica de arte no seu aprofundamento. Serão apresentadas diferentes concepções, modalidades e estratégias de crítica de arte, de Kant à contemporaneidade. Incidir-se-á em particular sobre controvérsias recentes, do debate pós-moderno à releitura da modernidade artística por Rancière. O impacto destas discussões nos campos da crítica e da curadoria merecerá particular atenção.
Tópicos a desenvolver:
- o conceito kantiano de belo (enquanto juízo)
- a oposição entre as concepções kantiana e romântica de crítica de arte
- a articulação entre “crítica de arte” e a “crítica de ideologia” (cf. Benjamin e Adorno)
- a tensão entre o exercício da crítica de arte e a tentativa de definição de arte
- a política da arte à luz do modernismo (e.g. Greenberg) e do pós-modernismo (e.g. Hutcheon)
- o papel da crítica no debate sobre o pós-modernismo, os seus desafios (Lyotard) e as suas limitações (Jameson)
- a política da arte para além da dicotomia modernismo/pós-modernismo (Rancière) em relação com o “lugar” do espectador e a “tarefa” do crítico (Bishop)
Bibliografia
ADORNO, Theodor W., Ästhetische Theorie [GS 7], Frankfurt am Main, Suhrkamp, 2003 [1970]. *
BENJAMIN, Walter, Der Begriff der Kunstkritik in der deutschen Romantik [GS 1.1], Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1991 [1920]. *
BISHOP, Claire, Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship, London/New York, Verso, 2012.
FOSTER, Hal (ed.), The Anti-Aesthetic: Essays on Postmodern Culture, Port Townsend, Washington, Bay Press, 1983.
GREENBERG, Clement, The Collected Essays and Criticism, 4 vols., University of Chicago Press, Chicago, 1986-1993.
HUTCHEON, Linda, The Politics of Postmodernism, London/New York, Routledge, 1989.
JAMESON, Fredric, Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism, Durham, Duke University press, 1997 [1991]).
KANT, Immanuel, Kritik der Urteilskraft, Hamburg, Felix Meiner, 2006 [1781]. *
LYOTARD, Jean-François, L’inhumain. Causeries sur le temps, Paris, Galilée, 1988. *
RANCIÈRE, Jacques, Le spectateur émancipé, Paris, La fabrique, 2008. *
WITTGENSTEIN, Ludwig, Aulas e Conversas sobre Estética, Psicologia e Fé Religiosa, [Wittgenstein’s Lectures and Conversations, 1966, trad. Miguel Tamen], Livros Cotovia, Lisboa, 1991
Método de ensino
Aulas teóricas e téorico-práticas com debates sobre temas, autores e textos abordados.
Método de avaliação
A avaliação terá por base a elaboração de um artigo individual de acordo com as normas do trabalho científico e a participação nos debates propostos nas aulas.