Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literaturas Ibero-Americanas Comparadas

Código

722111041

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

10

Professor responsável

Isabel Rute Araújo Branco

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português-Espanhol

Objectivos

a) Adquirir uma preparação no conhecimento das Narrativas Fundacionais de algumas literaturas ibero-americanas e o seu papel nas construções Identitárias das respectivas nacionalidades.
b) Conhecer os contextos, de vária ordem, que determinam aquelas construções.
c) Estudar os textos propostos com vista a preparar uma investigação pessoal.
d) Conhecer bibliografia crítica sobre os temas estudados.
e) Produzir trabalhos de análise textual e de reflexão teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos.
f) Realizar um projecto de investigação e produzir uma monografia onde o mesmo será desenvolvido, a qual será também apresentada e discutida oralmente.

Pré-requisitos

Conhecimentos de nível médio de língua espanhola

Conteúdo

Narrativas Fundacionais e Construções Identitárias:
- A Literatura Comparada: história, teoria e métodos.
- O papel das literaturas iberoamericanas na (re)construção das identidades.
- Língua e culturas nacionais.
- Conto, memória e narração.

Corpus literário e ensaístico: Cuentos cortos, de César Vallejo. Obras completas (y otros cuentos), de Augusto Monterroso. Montevidianos, de Mario Benedetti. Canto General, de Pablo Neruda. Las venas abiertas de América Latina, de Eduardo Galeano. Civilización y barbarie. Vida de Facundo Quiroga, de Domingo Faustino Sarmiento. Nuestra América, de José Martí. Ariel, de José Enrique Rodó. El laberinto de la soledad, de Octavio Paz. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial, de Walter Mignolo.

Bibliografia

FUENTES, Carlos. 1990. Valiente mundo nuevo. Épica, utopia y mito. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores.
LAS CASAS, Bartolomé de. 1552. Breve relación de la destrucción de las Indias Occidentales. Sevilla. [Das muito cuidadas edições recentes, ver, por exemplo a de Trinidad Barrera, de 2005. Madrid: Alianza Ed., El libro de bolsillo]
MIGNOLO, Walter D. 2007. La idea de America Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.
SANTIAGO, Silviano. 2006. As Raízes e o Labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática, desenvolvidos em torno das leituras propostas para cada sessão do seminário e da investigação em curso. Privilegia-se a interacção entre a apresentação teórica dos assuntos, a partir de conceitos-chave, e a análise problematizadora dos textos por parte dos mestrandos.

Método de avaliação

The seminars are of theoretical and practical nature, developed around the assigned readings for each session of the seminar and the ongoing research. The focus is on interaction between the theoretical presentation of topics, from key concepts, questioning and analysis of texts by students. Reading and discussion of a selection of texts covering the topics outlined in the syllabus; tutorial supervision of the research work related to the final paper chosen by the student.

Cursos