
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Código
722160087
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
5
Professor responsável
Maria Antónia Coutinho
Horas semanais
1.5
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto da componente não letiva, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Pré-requisitos
Conteúdo
a) A atualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de língua materna e de línguas estrangeiras.
d) Objetivos e questões de investigação.
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
h) Avaliação da investigação em educação.
Bibliografia
Bulea, E. & Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des enseignants. In : Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, pp. 43-60.
Bronckart, Jean-Paul (2007). Desarrollo del lenguaje y didática de las lenguas.
Buenos Aires: Miño y Dávila.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas. Lisboa: Educa.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
Silva, J., Assis, J. e Lopes, M.-A. (orgs). (2011). Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais. Scripta, vol. 15, n. 28, 134 pp.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação de Língua Materna (LM). Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação e da prática de ensino-aprendizagem da LM.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do capítulo de relatório.
Método de avaliação
Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e autoaprendizagem (30%). Redação fundamentada teoricamente de um capítulo do relatório analisando criticamente o processo de ensinoaprendizagem à luz dos pressupostos teóricos e dos resultados alcançados (70%). É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.