Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico I

Código

722160089

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

2

Professor responsável

Ana Gonçalves Matos, Carolyn Leslie, Sandra Jones Mourão

Horas semanais

1

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa inicial (fase de observação e co-teaching).
c) Conceber e implementar tarefas de observação.
d) Demonstrar capacidade de reflexão e análise dos dados recolhidos
e) Identificar e caracterizar metodologias de investigação em ensino
f) Conceber um plano de trabalho de investigação em contexto educativo (a implementar e desenvolver durante a PES II).

Pré-requisitos

Conteúdo

a) A actualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de línguas estrangeiras.
d) Observação como instrumento de aprendizagem
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Objectivos e questões de investigação.

Bibliografia

Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.
Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
Wajnryb, Ruth. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação no ensino do Inglês a crianças. Análise reflexiva das práticas de implementação de tarefas de observação no ensino de Inglês a crianças. Acompanhamento individual e em pequenos grupos da preparação do projecto de trabalho de investigação a desenvolver PES II.

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%). Preparação de um plano de trabalho e metodologia de investigação (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Cursos