Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário em Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação

Código

10089

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

10.0

Professor responsável

João José de Carvalho Correia de Freitas

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam, enquanto competências gerais da unidade curricular:

a) Demonstrar capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;

b) Evidenciar capacidades de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas;

c) Comunicar com os pares sobre questões e problemáticas da educação e da formação, com clareza de ideias e argumentos.

E enquanto competências específicas:

a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;

b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;

c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;

d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;

e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;

f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;

E enquanto competências específicas:

a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;

b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;

c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;

d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;

e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;

f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;

Pré-requisitos

Ter conhecimentos de utilização do computador na óptica do utilizador

Possuir um computador pessoal portátil não sendo obrigatório é recomendado.

Estar à vontade no uso da língua inglesa

Conteúdo

A. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem

1. Breve história do uso educativo de computadores e da Internet

2. Para uma definição de e-Learning

3. Ponto de situação do uso de TIC na educação e formação

B. Computadores em Rede e suas aplicações educativas

1. Redes Locais e alargadas. A internet

2. Instrumentos da Comunicação Educativa em Rede

C. Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line (PGEAO)

1. Critérios de Selecção e os principais concorrentes

2. Moodle como PGEAO

D. Redes e Multimédia

1. Definição de redes conceptuais

2. Do hipertexto ao hipermédia

3. E-learning e redes conceptuais

E. Comunidades Virtuais de Educação Real

1. O que são comunidades e comunidades virtuais?

2. A necessidade de comunidades: nascimento, crescimento, manutenção e

morte de uma comunidade virtual.

3. Comunidades abertas e fechadas.

4. Formação de comunidades e negociação de regras.

5. Discussões síncronas e assíncronas.

6. Aspectos sociais e cognitivos das interacções virtuais: da dinamização à

gestão de conflitos

7. Criação de ambientes motivadores para e-learning

F. Conteúdos Educativos Digitais

1. Da Software Educativo em Disquete aos Conteúdos na Internet

2. Repositórios on-line

2. Direitos de Autor e Licenciamento

3. Acesso Aberto aos conteúdos Educativos

Bibliografia

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