
Seminário em Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
Código
10089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
10.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam, enquanto competências gerais da unidade curricular:
a) Demonstrar capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;
b) Evidenciar capacidades de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas;
c) Comunicar com os pares sobre questões e problemáticas da educação e da formação, com clareza de ideias e argumentos.
E enquanto competências específicas:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
E enquanto competências específicas:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
Pré-requisitos
Ter conhecimentos de utilização do computador na óptica do utilizador
Possuir um computador pessoal portátil não sendo obrigatório é recomendado.
Estar à vontade no uso da língua inglesa
Conteúdo
A. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
1. Breve história do uso educativo de computadores e da Internet
2. Para uma definição de e-Learning
3. Ponto de situação do uso de TIC na educação e formação
B. Computadores em Rede e suas aplicações educativas
1. Redes Locais e alargadas. A internet
2. Instrumentos da Comunicação Educativa em Rede
C. Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line (PGEAO)
1. Critérios de Selecção e os principais concorrentes
2. Moodle como PGEAO
D. Redes e Multimédia
1. Definição de redes conceptuais
2. Do hipertexto ao hipermédia
3. E-learning e redes conceptuais
E. Comunidades Virtuais de Educação Real
1. O que são comunidades e comunidades virtuais?
2. A necessidade de comunidades: nascimento, crescimento, manutenção e
morte de uma comunidade virtual.
3. Comunidades abertas e fechadas.
4. Formação de comunidades e negociação de regras.
5. Discussões síncronas e assíncronas.
6. Aspectos sociais e cognitivos das interacções virtuais: da dinamização à
gestão de conflitos
7. Criação de ambientes motivadores para e-learning
F. Conteúdos Educativos Digitais
1. Da Software Educativo em Disquete aos Conteúdos na Internet
2. Repositórios on-line
2. Direitos de Autor e Licenciamento
3. Acesso Aberto aos conteúdos Educativos
Bibliografia
Ala-Mutka, K., Malanowski, N., Punie, Y., & Cabrera, M. (2008). Active Ageing and the Potential of ICT for Learning. JRC Scientific and Technical Reports
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Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.
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Tapscott, D. (1998). Growing up digital (Vol 302). McGraw-Hill New York.
Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge university press.
Cursos
- Especialidade em Necessidades Educativas Especiais
- Especialidade em Administração e Liderança em Educação
- Especialidade em Literacias e Educação
- Especialidade em Psicologia e Educação
- Especialidade em Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
- Especialidade em Formação e Supervisão de Professores
- Especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular
- Especialidade em Educação e Formação de Adultos
- Especialidade em Educação, Sociedade e Desenvolvimento