Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fisiopatologia

Código

10532

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

José Miguel de Araújo Martins, Nuno Manuel Barreiros Neuparth

Horas semanais

4

Total de horas

49

Língua de ensino

Português

Objectivos

CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional.

APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde.

COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças.

Pré-requisitos

A cadeira não tem precedências.

Os alunos devem consultar as informações depositadas no CLIP.

Conteúdo

 

Aulas teóricas:

1 de março – Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth

8 de março – Alterações Fisiopatológicas da circulação coronária – Pedro Araújo Gonçalves

15 de março – Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Helder Dores

22 de março – Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Helder Dores

29 de março – Métodos de avaliação funcional cardíaca – Pedro de Araújo Gonçalves

5 de abril – Alterações da mecânica ventilatória – Pedro Carreiro Martins

12 de abril – Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth

19 de abril – Fisiopatologia das alterações das trocas gasosas – Nuno Neuparth

26 de abril – Métodos de avaliação funcional respiratória – Nuno Neuparth

3 de maio – Doença do Refluxo Gastro-esofágico – Luís Abreu Novais

10 de maio – Fisiopatologia das alterações da motilidade Gastro-intestinal – Luís Abreu Novais

17 de maio – Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert

24 de maio – Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert

Curso prático (8 de março a 31 de maio de 2016):

8 a 22 de março – Caso cardio-circulatório; 29 de março - visitas a laboratórios de avaliação funcional; 5 de abril - Discussão das visitas as laboratórios 12 de abril – Primeiro teste de avaliação teórica; 19 de abril a 3 de maio - Caso respiratório; 10 de Maio a 24 de maio – Caso de doença Gastro-intestinal; 31 de maio – segundo teste de avaliação teórica.

Bibliografia

“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008

Método de ensino

Curso teórico

Treze Sessões teóricas interativas com os alunos.

 

Curso prático

Os alunos serão distribuídos por 4 turmas práticas com até 15 alunos, no máximo.

 

O curso prático implicará a discussão de 3 casos clínicos em 3 sessões cada (9 aulas de aprendizagem por problemas) e uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica.

 

Cada aula prática terá a duração de 2 horas.

Os docentes responsáveis e os locais e horas de aula de cada turma serão:

 

Turma 1 - Dr. Manuel Almeida, sala 1.4, edifício 7, das 9-11h

Turma 2 - Dra. Diana Ferreira, sala 1.5, edifício 7, das 9-11h

Turma 3 - Dr. José Araújo Martins, sala 1.4, edifício 7, das 17-19h

Turma 4 - Dr. António Mesquita, sala 1.5, edifício 7, das 17-19h

 

Os alunos serão distribuídos durante o curso prático por cada um dos laboratórios funcionais a visitar no dia 29 de março de 2016, de acordo com a capacidade de cada local:

 

Laboratório de Função Respiratória e Gastro-intestinal.

Os alunos devem apresentar-se às 10:00 no piso 0 do edifício amarelo do CEDOC junto do segurança na seguinte morada: Rua do Instituto Bacteriológico, n.ºs 5, 5-A e 5-B (próximo do Campo dos Mártires da Pátria). Serão recebidos pelo Prof. doutor Nuno Neuparth, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.

 

Laboratório de Hemodinâmica.

Os alunos serão divididos em dois grupos: um fará a visita das 8:00-10:00 e outro das 10:00-12:00. Os alunos devem apresentar-se às  junto do secretariado da unidade de hemodinâmica do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (Avenida Prof. Reinaldo dos Santos 2790-134 Carnaxide). Serão recebidos pelo Dr. Manuel Almeida, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.

 

Laboratório de Medicina Desportiva.

Os alunos devem apresentar-se às 9:00 junto do secretariado da unidade de medicina desportiva do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Av. Pierre de Coubertin, Cruz Quebrada - Oeiras). Serão recebidos pela Dra. Diana Ferreira, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.

 

Método de avaliação

Avaliação

 

Para aprovação na cadeira os alunos têm de obter um mínimo de 9,5 valores na avaliação final.

 

A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.

 

Avaliação prática:

A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua), resultante da participação nas aulas práticas e um relatório de visita a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; relatório de visita a laboratório - 15%(num total de 50% da avaliação final).

 

Condições para obtenção de frequência:

Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos - Presença em 2/3 das aulas práticas;

- Avaliação positiva na componente prática(avaliação contínua + relatório de visita a laboratório).

 

As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.

 

Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados (40%), na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem (20%), na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes (10%) e ainda nas capacidades de comunicação das ideias (15%) e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica (15%).

 

Avaliação teórica - Este componente da avaliação será obtido a partir de dois testes teóricos a realizar em terças-feiras, em substituição da aula prática desse dia. Cada teste será feito com recurso a escolha múltipla, tendo 10 questões cada um, as quais terão 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. Os testes serão realizados por todos os alunos simultaneamente em horário a determinar pela coordenação do curso e Conselho Pedagógico.

 

Relatório de visita a laboratório - No curso prático está previsto realizar uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica. Desta visita, cada aluno terá de elaborar um relatório em modelo pré-definido no qual discutirão, conforme pedido, os temas abordados nas visitas.

O modelo de elaboração do relatório será o seguinte:

até 2 páginas, margens (default do Word): superior e inferior: 2.5 cm, direita e esquerda: 3 cm; espaço: 1.5, tipo e dimensão da letra: Arial, 11 ou 12 onde deve constar: 1) Descrição do laboratório e do fim a que se destina; 2) lista dos exames que tem capacidade para realizar e breve descrição de cada um deles; 3) Necessidades de desenvolvimento tecnológico que decorrem da experiência do laboratório. O relatório é classificado na escala de zero a vinte valores;  as informações relativas ao prazo e ao local de entrega do relatório de visita a laboratório serão transmitidos aos alunos durante o decorrer do curso prático. A discussão dos relatórios e das visitas será efectuada numa aula prática em que cada aluno deverá assistir à aula do docente que trabalha no laboratório que o esse aluno visitou (pelo que haverá ajustes de horário pontuais durante essa semana, combinados em articulação com a coordenação do curso e Conselho Pedagógico).

 

Avaliação de recurso - De acordo com o regulamento da avaliação da FCT-UNL está prevista a possibilidade de realizar um exame em época de recurso. A este exame poderão ser admitidos os alunos que, tendo obtido frequência, reprovaram nos testes teóricos ou os alunos que pretendam realizar melhoria de nota. O exame será realizado num dos dias de aulas, após a conclusão do curso prático, e agendado pelo Conselho Pedagógico. O seu conteúdo incidirá sobre os temas das aulas teóricas e consistirá num exame de escolha múltipla de 20 questões com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam.

 

Calendário de avaliações - Em resumo, as datas previstas para momentos fixos de avaliação serão:

5 de abril - discussão do relatório de visita a laboratório de estudo funcional.

12 de Abril - primeiro teste teórico.

31 de Maio - segundo teste teórico.

Exame de recurso a agendar para uma terça-feira pelo Conselho Pedagógico.

 

A avaliação da Unidade Curricular segue as regras estabelecidas no regulamento de avaliação da FCT-UNL, pelo que se remete para a sua consulta para outros esclarecimentos. Se restarem dúvidas, poderá a questão ser colocada ao regente da cadeira

Cursos