
Fisiopatologia
Código
10532
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
José Miguel de Araújo Martins, Nuno Manuel Barreiros Neuparth
Horas semanais
4
Total de horas
49
Língua de ensino
Português
Objectivos
CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional. APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde. COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças. |
Pré-requisitos
A cadeira não tem precedências.
Os alunos devem consultar as informações depositadas no CLIP.
Conteúdo
Aulas teóricas: 1 de março – Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth 8 de março – Alterações Fisiopatológicas da circulação coronária – Pedro Araújo Gonçalves 15 de março – Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Helder Dores 22 de março – Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Helder Dores 29 de março – Métodos de avaliação funcional cardíaca – Pedro de Araújo Gonçalves 5 de abril – Alterações da mecânica ventilatória – Pedro Carreiro Martins 12 de abril – Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth 19 de abril – Fisiopatologia das alterações das trocas gasosas – Nuno Neuparth 26 de abril – Métodos de avaliação funcional respiratória – Nuno Neuparth 3 de maio – Doença do Refluxo Gastro-esofágico – Luís Abreu Novais 10 de maio – Fisiopatologia das alterações da motilidade Gastro-intestinal – Luís Abreu Novais 17 de maio – Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert 24 de maio – Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert Curso prático (8 de março a 31 de maio de 2016): 8 a 22 de março – Caso cardio-circulatório; 29 de março - visitas a laboratórios de avaliação funcional; 5 de abril - Discussão das visitas as laboratórios 12 de abril – Primeiro teste de avaliação teórica; 19 de abril a 3 de maio - Caso respiratório; 10 de Maio a 24 de maio – Caso de doença Gastro-intestinal; 31 de maio – segundo teste de avaliação teórica. |
Bibliografia
“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008 |
Método de ensino
Curso teórico Treze Sessões teóricas interativas com os alunos.
Curso prático Os alunos serão distribuídos por 4 turmas práticas com até 15 alunos, no máximo.
O curso prático implicará a discussão de 3 casos clínicos em 3 sessões cada (9 aulas de aprendizagem por problemas) e uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica.
Cada aula prática terá a duração de 2 horas. Os docentes responsáveis e os locais e horas de aula de cada turma serão:
Turma 1 - Dr. Manuel Almeida, sala 1.4, edifício 7, das 9-11h Turma 2 - Dra. Diana Ferreira, sala 1.5, edifício 7, das 9-11h Turma 3 - Dr. José Araújo Martins, sala 1.4, edifício 7, das 17-19h Turma 4 - Dr. António Mesquita, sala 1.5, edifício 7, das 17-19h
Os alunos serão distribuídos durante o curso prático por cada um dos laboratórios funcionais a visitar no dia 29 de março de 2016, de acordo com a capacidade de cada local:
Laboratório de Função Respiratória e Gastro-intestinal. Os alunos devem apresentar-se às 10:00 no piso 0 do edifício amarelo do CEDOC junto do segurança na seguinte morada: Rua do Instituto Bacteriológico, n.ºs 5, 5-A e 5-B (próximo do Campo dos Mártires da Pátria). Serão recebidos pelo Prof. doutor Nuno Neuparth, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.
Laboratório de Hemodinâmica. Os alunos serão divididos em dois grupos: um fará a visita das 8:00-10:00 e outro das 10:00-12:00. Os alunos devem apresentar-se às junto do secretariado da unidade de hemodinâmica do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (Avenida Prof. Reinaldo dos Santos 2790-134 Carnaxide). Serão recebidos pelo Dr. Manuel Almeida, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.
Laboratório de Medicina Desportiva. Os alunos devem apresentar-se às 9:00 junto do secretariado da unidade de medicina desportiva do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Av. Pierre de Coubertin, Cruz Quebrada - Oeiras). Serão recebidos pela Dra. Diana Ferreira, que será responsável pela distribuição por grupos e organização da visita.
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Método de avaliação
Avaliação
Para aprovação na cadeira os alunos têm de obter um mínimo de 9,5 valores na avaliação final.
A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.
Avaliação prática: A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua), resultante da participação nas aulas práticas e um relatório de visita a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; relatório de visita a laboratório - 15%(num total de 50% da avaliação final).
Condições para obtenção de frequência: Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos - Presença em 2/3 das aulas práticas; - Avaliação positiva na componente prática(avaliação contínua + relatório de visita a laboratório).
As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.
Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados (40%), na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem (20%), na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes (10%) e ainda nas capacidades de comunicação das ideias (15%) e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica (15%).
Avaliação teórica - Este componente da avaliação será obtido a partir de dois testes teóricos a realizar em terças-feiras, em substituição da aula prática desse dia. Cada teste será feito com recurso a escolha múltipla, tendo 10 questões cada um, as quais terão 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. Os testes serão realizados por todos os alunos simultaneamente em horário a determinar pela coordenação do curso e Conselho Pedagógico.
Relatório de visita a laboratório - No curso prático está previsto realizar uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica. Desta visita, cada aluno terá de elaborar um relatório em modelo pré-definido no qual discutirão, conforme pedido, os temas abordados nas visitas. O modelo de elaboração do relatório será o seguinte: até 2 páginas, margens (default do Word): superior e inferior: 2.5 cm, direita e esquerda: 3 cm; espaço: 1.5, tipo e dimensão da letra: Arial, 11 ou 12 onde deve constar: 1) Descrição do laboratório e do fim a que se destina; 2) lista dos exames que tem capacidade para realizar e breve descrição de cada um deles; 3) Necessidades de desenvolvimento tecnológico que decorrem da experiência do laboratório. O relatório é classificado na escala de zero a vinte valores; as informações relativas ao prazo e ao local de entrega do relatório de visita a laboratório serão transmitidos aos alunos durante o decorrer do curso prático. A discussão dos relatórios e das visitas será efectuada numa aula prática em que cada aluno deverá assistir à aula do docente que trabalha no laboratório que o esse aluno visitou (pelo que haverá ajustes de horário pontuais durante essa semana, combinados em articulação com a coordenação do curso e Conselho Pedagógico).
Avaliação de recurso - De acordo com o regulamento da avaliação da FCT-UNL está prevista a possibilidade de realizar um exame em época de recurso. A este exame poderão ser admitidos os alunos que, tendo obtido frequência, reprovaram nos testes teóricos ou os alunos que pretendam realizar melhoria de nota. O exame será realizado num dos dias de aulas, após a conclusão do curso prático, e agendado pelo Conselho Pedagógico. O seu conteúdo incidirá sobre os temas das aulas teóricas e consistirá num exame de escolha múltipla de 20 questões com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam.
Calendário de avaliações - Em resumo, as datas previstas para momentos fixos de avaliação serão: 5 de abril - discussão do relatório de visita a laboratório de estudo funcional. 12 de Abril - primeiro teste teórico. 31 de Maio - segundo teste teórico. Exame de recurso a agendar para uma terça-feira pelo Conselho Pedagógico.
A avaliação da Unidade Curricular segue as regras estabelecidas no regulamento de avaliação da FCT-UNL, pelo que se remete para a sua consulta para outros esclarecimentos. Se restarem dúvidas, poderá a questão ser colocada ao regente da cadeira |