
Biologia Molecular A
Código
10654
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches, Rosario Mato Labajos
Horas semanais
4
Total de horas
49
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos da aprendizagem: Integração de conhecimentos sobre a estrutura da célula e a função de macromoléculas biológicas. Integração de conhecimentos sobre os fundamentos de metodologias básicas de análise de ácidos nucleicos, de forma articulada com a Unidade Curricular Técnicas de Laboratório em Biologia II, por forma a preparar os alunos para as práticas laboratoriais específicas associadas a outras disciplinas da área da Biologia.
Competências gerais: Conhecimentos sobre aspectos fundamentais dos principais mecanismos moleculares responsáveis pela transmissão e expressão da informação genética. Conhecimentos sobre os fundamentos e aplicações de metodologias básicas de análise de ácidos nucleicos.
Competências específicas: Aquisição de competências para a frequência de disciplinas mais avançadas de genética molecular e engenharia genética.
Pré-requisitos
Alunos da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular. Fortemente aconselhado que os alunos tenham obtido aprovação nas disciplinas Técnicas de Laboratório em Biologia I e Biologia Celular.
Frequência de 2/3 das aulas teórico-práticas é obrigatória para obter frequência
Conteúdo
Aulas teóricas: Estrutura primária, secundária e terciária dos ácidos nucleicos. Topologia do DNA. Mecanismos de replicação, transcrição e tradução, com ênfase em procariontes. O código genético. Bases moleculares da mutação espontânea e induzida. Mecanismos de reparação de lesões no DNA. Introdução aos mecanismos de regulação da actividade dos genes em procariontes: operões lac e trp. Regulação do fago lambda.
Aulas teórico-práticas: Resolução de problemas. Casos Práticos. Interpretação e discussão de resultados experimentais relacionados com a materia leccionada na aula teorica da aula anterior.
Bibliografia
Benjamin Lewin (2007). Genes IX. Jones and Bartlet Publishers.
http://biology.jbpub.com/book/genes/
Bruce Alberts, Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts, Peter Walter (2008. Molecular Biology of the Cell. Garland Science
http://www.scibooksdirect.com/covers/Misc_docs_1161312.pdf
Harvey Lodish; Arnold Berk, Chris A. Kaiser, Monty Krieger, Anthony Bretscher, Hidde Ploegh, Angelika Amon, Matthew P. Scott (2012). Molecular Cell Biology. W.H. Freeman
http://whfreeman.com/Catalog/product/molecularcellbiology-seventhedition-lodish
Sambrook J., and D. W. Russell. (2001) Molecular Cloning - A Laboratory Manual. 3rd Edition. Cold Spring Harbor Laboratory Press. New YorK
Artigos cientificos de interesse
Método de ensino
Ensino teórico e teórico-prático para apresentação de fundamentos de metodologias e técnicas de biologia molecular, resolução de problemas, casos práticos, interpretacação e discussão de resultados experimentais.
Método de avaliação
Unidade Curricular (UC) Biologia Molecular A (10654) – 2015-16
Regras de Avaliação:
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das três componentes da avaliação:
i) Avaliação de conhecimentos de conteúdos programáticos da UC (componente teórico e teórico-prática) (70% = 14 valores). Dois testes parciais escritos, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teórico-práticas, com duração máxima de 1h cada teste, sem nota mínima cada teste. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos dois testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota zero nesse teste. A nota obtida é resultante da média aritmética simples dos dois testes, calculada até às décimas. A média simples dos dois testes tem de ser igual a superior 7 valores para aprovação à UC.
ii) avaliação teórico-prática (10% = 2 valores). A avaliação teórico-prática consiste numa apresentação oral por grupos de alunos com duração máxima de 10min. Consiste na apresentação e discussão de fundamentos e aplicações de métodos/técnicas de biologia molecular descritas em artigos de investigação a selecionar pelos alunos em conjunto com o docente. A data da apresentação é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição da apresentação. Caso um aluno falte à apresentação oral, com justificação válida e tenha participado na realização dos trabalhos e na preparação da apresentação (a ser confirmado pelos colegas do grupo) terá a nota correspondente igual à do seu grupo. Pode ser atribuída nota diferente aos elementos de um mesmo grupo, consequente da exposição oral e respostas dadas as questões colocadas pelos docentes. A nota obtida é calculada até às décimas.
iii) Avaliação sumativa (20% = 4 valores). Consiste:
- Na avaliação individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e assiduidade na aula teórico-prática (5% = 1 valores)
- Realização remota por grupos de alunos de duas fichas disponíveis no ‘moodle. (15%= 3 valores)
Todas as informações estão disponíveis no CLIP.
Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados na página ‘moodle’ da UC.
Condições para obter Aprovação
Ter frequência e classificação final igual ou superior a 10 valores, sendo que a classificação individual obtida pelos dois testes deve ser igual ou superior a 50% da média aritmética simples (7,0 valores).
Exame de Recurso e Melhoria de Nota
Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teórico-práticas.
Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,50 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação ou para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática do ano lectivo corrente ou do ano anterior (inscrição no CLIP obrigatória).Exame escrito com duração máxima de 2h.
Frequência
O aluno terá frequência à UC se assistir a 2/3 do número de aulas teórico-práticas previstas.
Será assinada uma folha de presenças nas aulas teórico-práticas. O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida na componente teórico-prática eventualmente realizada por testes.
A justificação das faltas terá de ser entregue ao docente responsável pela aula teórico-prática na semana seguinte à da falta (ou última falta, caso sejam faltas consecutivas). Não serão aceites justificações fora deste prazo.
As aulas têm início 10 min depois da hora indicada pelo horário do CLIP; 10 min deste tempo será marcada falta de presença, podendo o aluno assistir à aula se assim o entender. Os alunos que tenham sistematicamente falta de atraso poderão ver convertidas essas faltas em faltas efectivas sem possibilidade de justificação.
Alunos com Frequência anterior com nota da componente teórico-prática
Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente teórico-prática estão dispensados das aulas teórico-práticas e mantêm a nota anterior da componente teórico-prática e sumativa e terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teórico-prática.
Alunos com Frequência anterior sem nota da componente teórico-prática
Os alunos com frequência em anos anteriores e sem nota da componente teórico-prática estão dispensados das aulas teórico-práticas mas terão obrigatoriamente de ser avaliados nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, avaliação teórico-prática e sumativa sendo fornecido pelo docente toda a informação e materiais necessários para a realização destas últimas componentes de avaliação.