Faculdade de Ciências e Tecnologia

Qualidade do Software

Código

11170

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Maria Dinis Moreira, Miguel Carlos Pacheco Afonso Goulão

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber:
- Componentes de um sistema de gestão da qualidade (SGQ)
- Modelos de qualidade de software e sua avaliação
- Verificação e validação
- Princípios, objectivos e conceitos fundamentais da reengenharia de software
- Software legado
- Técnicas e ferramentas de engenharia reversa
- Reengenharia e refabricação de programas

Saber fazer:
- Reificar um SGQ para projectos de desenvolvimento de software
- Construir um modelo de qualidade de software
- Selecionar e utilizar técnicas de verificação e validação adequadas
- Avaliação crítica do grau de cobertura atingido com as técnicas de verificação e validação
- Analisar sistemas existentes de dimensão não trivial
- Obtenção/extracção de conceitos de alto nível de sistemas legados
- Elaboração de diagnósticos úteis para a reengenharia
- Dominar técnicas de reengenharia de software

Soft skills:
- Trabalho em equipa
- Defesa pública de pontos de vista

Pré-requisitos

Engenharia de Software, Métodos de Desenvolvimento de Software

Conteúdo

1. Introdução à Qualidade de Software

2. Modelos de Qualidade de Software

2.1 Modelos de Qualidade do Processo

2.2 Modelos de Qualidade do Produto

3. Verificação e Validação de Software

3.1 Revisões (passo-a-passo, inspecções, demonstrações, auditorias)

3.2 Técnicas de leitura (ad-hoc, baseada em listas de verificação, baseada em defeitos, baseada em perspectiva)

3.3 Análise de custos e benefícios das revisões

3.4 Teste de software (fundamentos, testes de caixa negra, testes de caixa branca)

4. Evolução de Software

4.1 Leis da Evolução de Software

4.2 Deterioração de Software

5. Mineração de repositórios de software

5.1 Engenharia reversa de sistemas de software

5.2 Métricas de software

5.3 Visualização de software

6. Reengenharia de sistemas de software

6.1 Fundamentos de reengenharia

6.2 Refabricação

6.3 Rastreabilidade

7. Reutilização de Software

7.1 Famílias de software

7.2 Bibliotecas de componentes reutilizáveis

Bibliografia

Chikofsky, E.J., Cross II, J.H. Reverse Engineering and Design Recovery: a Taxonomy. IEEE Software 7(1), pp.13-17, IEEE Computer Society Press, January 1990.

Lanza M.; Marinescu R. Object-Oriented Metrics in Practice. Springer-Verlag 2006. ISBN-10 3-540-24429

Fowler M. Refactoring: Improving the Design of Existing Code. Addison-Wesley, 1999. ISBN:0-201-48567-2

Método de avaliação

O processo de avaliação inclui:
 
Trabalhos práticos de laboratório (55%)
-nota mínima média >= 9.5 points
--20% V&V
--35% Evolução
(Realizados em grupos)
 
Testes (45%)
-nota mínima média >= 9.5 points
--30% primeiro teste
--15% segundo teste
ou
--Exame de recurso, em que a nota obtida nos dois testes é substituída pela nota no exame de recurso (45%) 

Cursos