Faculdade de Ciências e Tecnologia

Física

Código

7663

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Luisa Dias de Carvalho de Sousa Leonardo

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Informativos:

Aprendizagem dos Princípios Gerais da Física

Aprofundamento dos conhecimentos fundamentais de Física Geral

Aprendizagem de terminologia Física correcta

Introdução à metrologia (medida, tratamento de resultados)

Familiarização com instrumentação

 

Formativos:


Desenvolvimento do Raciocínio Científico

Treino da técnica de análise e resolução de problemas

Ligação a conceitos e instrumentos de outras disciplinas como Matemática e Informática 

Pré-requisitos

Conhecimentos de Física ao nível do 11.º ano do Secundário

Conhecimentos de Matemática ao nível do 12.º ano do Secundário 

Conhecimento do conceito e propriedades dos vectores

Nocções básicas de integração

Conteúdo

-

Movimento de uma partícula. Revisão geral

Vibrações e Ondas

Electricidade

Magnetismo

Física Contemporânea


O programa mais detalhado encontra-se em "Documentação de apoio - Outros" 

Bibliografia

Edição em Português (do Brasil) - Halliday, D., & Resnick, R. (1991). Fundamentos de Física (Vol. 1 & 2). Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos.

ou

Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2005), Fundamentals of physics (7th Ed.). New York: Wiley. (15 primeiros capítulos)

ou

Qualquer outro Livro de Física Geral que aborde os temas do programa da disciplina ao nível do ensino universitário. 

Método de ensino

1. Ensino centrado na actividade contínua do aluno;

2. Para a compreensão dos conceitos e leis da Física, dá-se um a visão mista, englobando teoria e experiência (introduzindo-se também alguma computação para aquisição de dados e simulação). Nas aulas laboratoriais, para além da ilustração das leis da Física, é dado ênfase à metrologia;


3. Envolvimento contínuo dos alunos (para além das aulas teóricas e laboratoriais) através de:


3.1 Realização não-obrigatória através da plataforma Moodle, de testes de auto-avaliação sobre cada capítulo.

Método de avaliação

Os métodos de avalição estão descritos em Doc. Apoio-Outros

Cursos