
Seminário de Investigação (Ciências da Conservação)
Código
9870
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria João Seixas de Melo
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta unidade curricular, os alunos frequentarão os seminários e apresentações feitas no Departamento pelos seus docentes e convidados. Será ainda necessária a apresentação e aprovação de um seminário de investigação, como treino para o comunicar em ciência.
O aluno será posto em contacto com a investigação científica que se desenvolve no Departamento de Conservação e Restauro e nos centros de investigação a que os seus docentes estão associados, bem como de instituições com as quais haja alguma forma de colaboração. Este contacto incluirá a apresentação das linhas de investigação dos centros, dos trabalhos de investigação mais específicos recentemente desenvolvidos, e dos projectos em que essa investigação se integra. Nesta disciplina o aluno deverá obter um conhecimento não só da investigação realizada mas também dos seus actores, tendo em vista a eventual escolha de um orientador para a continuação do seu percurso no Programa de Doutoramento.
Pré-requisitos
Não são necessários requisitos específicos.
Conteúdo
Esta unidade curricular terá um conteúdo muito variável, dependendo da investigação que esteja a ser feita em cada ano no Departamento de Conservação e Restauro, e nos centros de Investigação a que os docentes estão associados, como por exemplo, Requimte, Vicarte e IHA. Em geral, serão abordados temas em áreas da Conservação e Restauro na fronteira do conhecimento nas quais o Núcleo departamental tenha projectos científicos em curso, que possam vir a enquadrar o trabalho de investigação dos alunos na preparação da sua dissertação de doutoramento. A participação em ciclos da iniciativa do Núcleo do Departamento de Conservação e Restauro será fortemente aconselhada, mesmo quando os temas não se encontrem directamente relacionados com o tema da tese, como forma de promover e fortalecer o treino interdisciplinar necessário à prática da conservação e restauro.
Bibliografia
Muito variável, consistindo em artigos científicos de autoria de elementos do Departamento de Conservação e Restauro (e dos Centros de Investigação a que os deus docentes estão associados), e de artigos, livros ou outra informação que se julgue pertinente relacionada com o tema da investigação.
Método de ensino
Os docentes e investigadores farão apresentações semanais de temas de investigação, com a duração variável entre 1 e 2 horas, incluindo o tempo em que os alunos levantarão as questões tidas por apropriadas. Após esse contacto em grupo, cada aluno deverá contactar os docentes do tema específico que escolher, de forma a preparar um relatório crítico sobre a investigação.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos será feita por apresentação do plano de tese do aluno, sob a forma de seminário. O aluno, através da apresentação oral e sua discussão, será avaliado como aprovado ou não aprovado por um júri presidido pelo coordenador do programa de doutoramento