
Filosofia da Ciência e da Tecnologia
Código
9922
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
José Luís Toivola Câmara Leme
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos: compreender o modo como Martin Heidegger pensou a técnica e o debate que gerou a sua tese.
(i) Plano das aprendizagens / aquisições de conhecimentos:
* analisar os argumentos filosóficos que sustem a ideia de essência da técnica e compreender o alcance dos mesmo através de exemplos concretos.
(ii) plano da aquisição de competências.
* Perspectivar histórica e analiticamente o conceito de essência da técnica e reconhecer os seus temas e conceitos na actualidade.
Conteúdo
Martin Heidegger e a questão da técnica
1. Técnica e essência da técnica.
2. A determinação instrumental e antropológica da técnica.
3. A noção de causa.
4. A causa eficiente e a mecânica moderna.
5. Pensar a poiesis.
6. A técnica e a verdade.
7. A técnica moderna e o desencobrimento explorador.
8. Composição, armação, dispositivo.
9. Três concepções de natureza.
10. Destino e fatalidade da técnica.
11. A figura do «senhor da terra».
12. Perigo e salvação. Habitar a terra.
Bibliografia
Texto principal:
Martin Heidegger, A Questão da Técnica. (Existem várias traduções).
Outros textos de Martin Heidegger:
Martin Heidegger, Ensaios e Conferências, Editora Vozes, Petrópolis, 2002.
Martin Heidegger, Que é uma coisa?, Edições 70, Lisboa, 1992.
Martin Heidegger, Serenidade, Instituto Piaget, Lisboa, 2000.
Martin Heidegger, Língua de tradição e língua técnica, Vega, Lisboa, 1995.
Bibliografia secundária:
Bruce V. Foltz, Habitar a Terra, Instituto Piaget, Lisboa, 2000.
Rudiger Safranski, Um mestre da Alemnha, Heidegger e o seu tempo, Instituto Piaget, Lisboa, 2004.
Michel E. Zimmerman, Confronto de Heidegger com a modernidade, Instituto Piaget, Lisboa, 2001.