Faculdade de Ciências e Tecnologia

Filosofia da Ciência e da Tecnologia

Código

9922

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

José Luís Toivola Câmara Leme

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos: compreender o modo como Martin Heidegger pensou a técnica e o debate que gerou a sua tese.

 (i) Plano das aprendizagens / aquisições de conhecimentos:

 * analisar os argumentos filosóficos que sustem a ideia de essência da técnica e compreender o alcance dos mesmo através de exemplos concretos.

 (ii) plano da aquisição de competências.

 * Perspectivar histórica e analiticamente o conceito de essência da técnica e reconhecer os seus temas e conceitos na actualidade. 

Conteúdo

Martin Heidegger e a questão da técnica

1. Técnica e essência da técnica.

2. A determinação instrumental e antropológica da técnica.

3. A noção de causa.

4. A causa eficiente e a mecânica moderna.

5. Pensar a poiesis.

6. A técnica e a verdade.

7. A técnica moderna e o desencobrimento explorador.

8. Composição, armação, dispositivo.

9. Três concepções de natureza.

10. Destino e fatalidade da técnica.

11. A figura do «senhor da terra».

12. Perigo e salvação. Habitar a terra. 

Bibliografia

Texto principal:

Martin Heidegger, A Questão da Técnica. (Existem várias traduções).

Outros textos de Martin Heidegger:

Martin Heidegger, Ensaios e Conferências, Editora Vozes, Petrópolis, 2002.

Martin Heidegger, Que é uma coisa?, Edições 70, Lisboa, 1992.

Martin Heidegger, Serenidade, Instituto Piaget, Lisboa, 2000.

Martin Heidegger, Língua de tradição e língua técnica, Vega, Lisboa, 1995. 

Bibliografia secundária:

Bruce V. Foltz, Habitar a Terra, Instituto Piaget, Lisboa, 2000.

Rudiger Safranski, Um mestre da Alemnha, Heidegger e o seu tempo, Instituto Piaget, Lisboa, 2004.

Michel E. Zimmerman, Confronto de Heidegger com a modernidade, Instituto Piaget, Lisboa, 2001.

Cursos