Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projecto Individual II

Código

10172

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernanda Antonia Josefa Llussá, Isabel Maria Rola Coelhoso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os alunos devem identificar uma ideia de negócios baseada numa tecnologia de membranas, que será desenvolvida e pensada ao longo do curso.

Os principais objetivos do Projeto Individual são:

i)              Educar os alunos em termos de análise de mercado e empreendedorismo de base tecnológica.

ii)             Desenvolver uma atitude “problem solving” e com foco nas necessidades do consumidor.

iii)           Identificação e análise dos parâmetros relacionados com criação de valor relacionados com a nova tecnologia.

iv)           Identificar IGNOREes de informação importantes na análise de mercado e na investigação.

v)             Manterem-se constantemente informados sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e da evolução do mercado.

vi)           Desenvolver habilidades escritas e orais.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Conteúdo

1. Birds eye view em Empreendedorismo e ideias relacionadas com tecnologia de membranas.

 2. Ideation e desenvolvimento da ideia

 3. Propriedade Intelectual

4. O Elevator Pitch

5. O Plano de Negócios:

a) Análise de Mercado

b) Estratégia de marketing e marketing mix

c) O Modelo de Negócios

d) Equipa

6. Análise Financeira

7. Riscos e alternativas

 

Bibliografia

Readings:


[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.

[BDN] Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.

 [HPS] Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin.

 [B] Bhide, A., 1996, ìThe Questions Every Entrepreneur Must Answerî, Harvard Business Review.

 [D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.

[D02] Drucker, P., 2002, ìThe Discipline of Innovationî, Harvard Business Review.

 [SSRB] Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review.

[KS] Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, The Discipline of Teamsî, Harvard Business Review

Cursos