
Projecto Individual II
Código
10172
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernanda Antonia Josefa Llussá, Isabel Maria Rola Coelhoso
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os alunos devem identificar uma ideia de negócios baseada numa tecnologia de membranas, que será desenvolvida e pensada ao longo do curso.
Os principais objetivos do Projeto Individual são:
i) Educar os alunos em termos de análise de mercado e empreendedorismo de base tecnológica.
ii) Desenvolver uma atitude “problem solving” e com foco nas necessidades do consumidor.
iii) Identificação e análise dos parâmetros relacionados com criação de valor relacionados com a nova tecnologia.
iv) Identificar IGNOREes de informação importantes na análise de mercado e na investigação.
v) Manterem-se constantemente informados sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e da evolução do mercado.
vi) Desenvolver habilidades escritas e orais.
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos.
Conteúdo
1. Birds eye view em Empreendedorismo e ideias relacionadas com tecnologia de membranas.
2. Ideation e desenvolvimento da ideia
3. Propriedade Intelectual
4. O Elevator Pitch
5. O Plano de Negócios:
a) Análise de Mercado
b) Estratégia de marketing e marketing mix
c) O Modelo de Negócios
d) Equipa
6. Análise Financeira
7. Riscos e alternativas
Bibliografia
Readings:
[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.
[BDN] Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.
[HPS] Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin.
[B] Bhide, A., 1996, ìThe Questions Every Entrepreneur Must Answerî, Harvard Business Review.
[D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.
[D02] Drucker, P., 2002, ìThe Discipline of Innovationî, Harvard Business Review.
[SSRB] Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review.
[KS] Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, The Discipline of Teamsî, Harvard Business Review