Faculdade de Ciências e Tecnologia

Criogenia

Código

10530

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Isabel Simões Catarino

Horas semanais

2

Total de horas

28

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Dar conhecimentos gerais sobre o que é a criogenia e a sua importância como “tecnologia fronteira” entre muitas ciências e engenharias como a termodinâmica, a física do estado sólido, a instrumentação, a metrologia, a tecnologia do vácuo, as tecnologias ligadas ao espaço, a medicina, etc.... Os exemplos de utilização da criogenia serão temas de exercícios de aplicação ao longo do semestre.

2) Fornecer ao aluno a capacidade para, em frente de um sistema criogénico, perceber rapidamente os princípios básicos do seu funcionamento. Face a um problema “simples” de criogenia (Sr Engenheiro, queria arrefecer 1 kg de cobre a 80 K, como que se faz ?), o aluno deverá saber, perante os requisitos específicos do pedido (caderno de encargos), propôr soluções adequadas, escolher uma e explicar as razões dessa escolha.

3) Fazer alguns cálculos simples que permitem dimensionar ou emitir um diagnóstico ou fornecer as ordens de grandeza envolvidas na concepção de um criostato.

Pré-requisitos

Elementos de termodinâmica (UC: Termodinâmica ou Física II) serão necessários (Energia interna e Entalpia, Capacidade específica, Condução térmica)

Conteúdo

1. HISTÓRIA E APLICAÇÕES DA CRIOGENIA 1.1. Supercondutividade 1.2. Espacial, aeroespacial 1.3. Medicina 1.4. Electrónica 1.5. Física do estado sólido 1.6. Criobombeamento 1.7. Outras

2. PROPRIEDADES DOS FLUIDOS CRIOGÉNICOS 2.1. Diagramas de fase, Pressão de vapor 2.2. Calor latente e entalpia 2.3. A superfluidez do hélio

3. PROPRIEDADES DOS SÓLIDOS A BAIXAS TEMPERATURAS 3.1. Condutividade térmica 3.2. Condutividade eléctrica 3.3. Calor específico 3.4. Dilatação térmica

4. TÉCNICAS DE ARREFECIMENTO 4.1. LÍQUIDOS CRIOGÉNICOS 4.1.1. Escolha do líquido criogénico como IGNOREe fria 4.1.2. Segurança com líquidos criogénicos 4.2. CRIORREFRIGERADORES 4.2.1. Stirling 4.2.2. Gifford-Mac Mahon 4.2.3. Pulse Tube 4.3. LIQUEFACTORES 4.3.1. Expansão de joule-Thomson

5. TÉCNICAS DE MEDIDA 5.1. Ligações eléctricas 5.2. Termometria 5.2.1. Resistência metálica 5.2.2. Resistência semicondutora 5.2.3. Condensador 5.2.4. Diodo 5.2.5. Termopar 5.3. Trocas de calor e isolamento térmico

6. CRIOSTATOS 6.1. Nível do líquido: medição e manutenção 6.2. Campos magnéticos intensos e supercondutividade

Bibliografia

The Art of Cryogenics, G. Ventura & L. Risegari, Elsevier 2010

Criogenia: elementos para apoio às aulas, I. Catarino, FCT/UNL 2015

Método de ensino

Aulas de exposição e exercícios de aplicação, prática laboratorial, visitas de estudo.

Método de avaliação

Teórico-Prática: 2 mini testes ou exame (70%)

Laboratorial: 1 trabalho com relatório (30%)

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