Faculdade de Ciências e Tecnologia

Técnicas de Laboratório em Biologia I

Código

10649

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Rosario Mato Labajos

Horas semanais

3

Total de horas

48

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo estruturante da presente unidade curricular consiste na integração do aluno num espaço laboratorial de Biologia Celular e Molecular e a aprendizagem de um conjunto abrangente de metodologias básicas nestas áreas. Deste modo, e de forma a ser complementada com a disciplina de Técnicas de Laboratório em Biologia II (7624), pretende-se preparar os alunos para as práticas laboratoriais específicas associadas a disciplinas mais diferenciadas.

Pré-requisitos

Frequência às disciplina de Introdução à Biologia e Química Geral.

Conteúdo

Módulo 1. Apresentação e modo de funcionamento da disciplina. Âmbito da TLB I. Regras de segurança no laboratório. Procedimentos básicos no laboratório: medições de volumes diversos (material de vidro, pipetas e micropipetas), medições de pesos diversos (balanças de precisão), regras básicas de centrifugação. Unidades SI. Preparação de soluções simples e compostas: p/v, v/v, molaridade; soluções stock e soluções de trabalho; diluições em série. Determinação do pH; soluções tampão. Noções básicas de espectrofotometria. A lei de Lambert-Beer. Curvas de calibração: aplicação em análise quantitativa. Cálculo de valores desconhecidos de concentração de soluções. 

Módulo 2. IIntrodução às técnicas de cultura de células: microbianas, vegetais e animais. Manipulação asséptica e preparação de meios de cultura. Cultura e isolamento de microrganismos. Teoria e Prática do crescimento microbiano. Parâmetros fisiológicos condicionantes do crescimento celular. Preservação e colecções de culturas. Exemplos de técnica de culturas de células. 

Módulo 3. Elementos de um relatório científico. Procura de resultados científicos e bibliografia. 

Módulo 4. Introdução à microscopia e descrição histórica da evolução deste método. Elementos fundamentais de um microscópio. Distinção entre microscopia ótica simples e composta (ex. de campo claro, campo escuro, de contraste de fase e interferência). Introdução à microscopia de fluorescência e imunofluorescência. Caracterização de técnicas de microscopia de fluorescência (ex. “widefield”, confocal TIRF) e de força atómica. Caracterização de técnicas de microscopia de fluorescência de super-resolução (ex. SIM, PALM/STORM). Caracterização de técnicas de microscopia electrónica (ex. de transmissão, de varrimento). Comparação das diferentes técnicas de microscopia. Métodos de análise de imagens (apresentação de software FIJI) e quantificação de sinais observados em imagens de microscopia. 

Bibliografia

Livros de leitura aconselhada:

Becker, W.M. et al. (2005). The World of the Cell (6th ed.). Benjamin Cummings Publ. Co.

Anderson, C. (1995). Basic Experimental Chemistry. Kendall/Hunt Publ. Co.

Richwood, D. et al. (1997). Cell Biology Essential Techniques. Willey & Sons.

Canas Ferreira W.F. et al. Microbiologia. Volume I.

Outro material:

Artigos, slides das aulas e outros elementos de apoio disponibilizados na página da UC no Moodle.

Método de ensino

Qualquer dos 4 módulos desta UC compreende aulas teórico-práticas (1h/semana) e práticas laboratoriais (2,5h/semana). As aulas teórico-práticas são de natureza expositiva, servindo de preparação e complemento às aulas práticas laboratoriais de cada semana. A aprendizagem é complementada pela resolução de questionários em autonomia. As aulas práticas consistirão de sessões laboratoriais com a realização de trabalhos práticos em grupo. A aprendizagem é complementada pela realização dum relatório em forma de poster que incluirá o trabalho prático realizado no módulo de microscopia.

Método de avaliação

Frequência: Esta disciplina é constituída por 4 módulos; a obtenção de frequência implica a presença em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas e 2/3 das aulas práticas de cada módulo e a realização dos elementos de avaliação. Os trabalhadores estudantes que não frequentem as aulas práticas e/ou teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com o docente) para a obtenção da frequência à disciplina. 

Falta de pontualidade às aulas teórico-práticas e práticas:

  • Atraso de 20 min. após os 10 min. de tolerância o aluno pode assistir à aula, mas ser-lhe-á marcada falta.
  • Atraso de 10 min. após os 10 min. de tolerância em 3 aulas será considerado como uma 1 falta.

O aluno sem frequência á disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso.

Avaliação: Componente Teórica-Prática/Prática (TP/P, 75% - 15 valores). Os módulos 1, 2 e 3-4 terão uma avaliação própria, a acontecer no final de cada módulo. Esta avaliação consiste na realização de um teste escrito (TP/P), englobando a matéria teórico-prática e prática do respectivo módulo. Cada teste terá uma nota em uma escala de 0-20 valores. Todos os testes têm igual peso na nota final (TP/P-25% cada teste). 

A nota é obtida pela média aritmética simples dos 3 testes, calculada até as centésimas. A nota do exame contará com 75% para a nota final. Não há repetições dos testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota 0 nesse teste. Atestados médicos ou outra justificação de faltas só serão aceites até uma semana após o dia da falta.

Componente laboratorial. (CL, 20% - 4 valores). No fim dos módulo 1, 2 e 4 serão completados e entregues ao professor as questões e os exercícios incluídos nos protocolos/cadernos de laboratório durante as aulas práticas de cada módulo devidamente resolvidos/as. Os elementos entregues devem estar identificados com o turno e grupo de forma a ser avaliado o desempenho dos alunos nestas aulas. (1 valor em cada módulo). O trabalho apresentado em forma de poster com os resultados obtidos no módulo 4 terá a cotação de 1 valor. Exceto casos excecionais, a nota atribuída em cada sessão prática, será a mesma para todos os elementos do grupo.

Componente sumativa. (CS, 5% - 1 valor). Informação da TP e P.

  • Desempenho nas aulas práticas: desempenho laboratorial, chamadas ao quadro para resolução de exercícios, pontualidade entre outros.
  • Teórico-práticas - Resolução de problemas/exercícios, chamadas ao quadro, pontualidade.

Nota final é obtida pela média ponderada das várias componentes arredondada às unidades.

NF = (TP/P*0,75)+(CL*0,2)+(CS*0,05)

Condições para obter aprovação:

Para obter aprovação a média das notas dos testes dos três módulos ou a nota do exame final deve ser no mínimo de 7,5 valores; para obter aprovação o aluno terá de obter uma classificação final (obtida pela média ponderada das várias componentes) igual ou superior a 9,5 valores. 

Exame de Recurso e Melhoria de Nota

Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teórico-práticas e práticas. Exame escrito com duração máxima de 1h:30min. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação ou para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática do ano lectivo corrente ou do ano anterior e que integrará toda a matéria leccionada (a melhoria é ao conjunto da matéria e não a um ou dois módulos em particular). Inscrição no CLIP obrigatória.

Alunos com Frequência anterior com nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência no ano 2014-15 e com nota da componente laboratorial estão dispensados das aulas práticas e mantêm a nota anterior das componentes laboratorial e sumativa e terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica-prática e prática. 

Alunos com Frequência anterior ao ano lectivo 2014-15 com ou sem nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência anterior ao ano 2014-15 e com/sem nota da componente laboratorial terão que fazer novamente a componente laboratorial para obter a frequência na disciplina.


 

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