Faculdade de Ciências e Tecnologia

Tecnologias no Ensino de CTEM III

Código

11390

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Total de horas

74

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimentos sobre as políticas e estudos nacionais e internacionais referentes ao ensino de CTEM com tecnologias:
Orientações dos principais documentos publicados nas últimas décadas sobre o ensino de CTEM.
Metodologias e resultados dos estudos comparativos internacionais (PISA, TIMSS, etc.).
Conhecimentos:
Organização de espaços para o ensino de CTEM.
Planeamento de actividades lectivas.
Elaboração profissional de documentos (testes, apresentações, etc.) para actividades lectivas.
Compreensão dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino de CTEM.
Competências:
Identificar literatura relevante sobre ensino de CTEM.
Utilizar de modo profissional sistemas de processamento de texto e de imagem.
Utilizar software científico e sistemas de aquisição de dados, em situações de ensino.
Ler, interpretar, criticar e sistematizar a literatura sobre o ensino de CTEM.
Fundamentar e construir documentos para utilização em sala de aula, de forma estruturada, coerente e concisa.

Conteúdo

Utilização básica de simuladores para Astronomia (Celestia, Stellarium e AstroUNL). Interdisciplinaridade utilizando simulações de Astronomia.
Quadros interactivos no ensino de CTEM.
Utilização de packages de referência no ensino de CTEM (Phet, Geogebratube, Wolfram Demonstrations, etc.).
Utilização interdisciplinar de GPS no ensino de CTEM.
Desenvolvimento de aplicações Java com Easy Java Simulations.
Placa Arduino, sensores e sistemas de aquisição de dados. Programação em Processing.
Planeamento de unidades lectivas com recursos educativos digitais.

Bibliografia

Barton, R. (2004). Learning and Teaching Secondary Science with ICT. Open University Press.
Black, Paul, & Atkin, J. M. (Eds.). (2005). Changing the Subject, Innovations in Science, Mathematics and Technology Education. Taylor & Francis e-Library.
Di Justo, P., & Gertz, E. (2013). Atmospheric Monitoring with Arduino, Building Simple Devices to Collect Data About the Environment. O''Reilly.
ESRI. (2012). Advancing STEM Education with GIS. esri.com.
Johnston-Wilder, S., & Pimm, D. (Eds.). (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT. Open University Press.
Martin Evans, J. N. A. J. H. (2013). Arduino in Action. Manning Publications Co.
Nemirovksy, R., Rosebery, A. S., Solomon, J., & Warren, B. (Eds.). (2005). Everyday Matters in Science and Mathematics, Studies of Complex Classroom Events. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Sang, D., & Frost, R. (2005). Teaching Secondary Science Using Ict. Hodder Murray.

Cursos