Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto de Iniciação

Código

11513

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

3.0

Professor responsável

José Paulo Moreira dos Santos

Horas semanais

2

Total de horas

48

Língua de ensino

Português

Objectivos

O Projeto de Iniciação possibilita ao estudante adquirir os conhecimentos e ferramentas necessárias à concepção de um projecto de engenharia ou de investigação.

Pré-requisitos

Esta unidade curricular não possui requisitos.

Conteúdo

Nesta unidade os estudantes adquirem as competências necessárias à concepção, realização e apresentação de um projecto de engenharia ou investigação.

De forma geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:

  • Apresentação oral
  • Concepção e redacção de um projecto 
  • Impressão 3D
  • Formação em diversos equipamentos oficinais
  • Formação em montagem de componentes elctrónicos
  • Realização de um Projecto 

Bibliografia

Será fornecida aos alunos bibliografia sobre cada um dos temas abordados na formação. 

Método de ensino

A formação prevista no programa desta UC é ministrada sob a forma de aulas tutoriais. Ao longo do semestre, os estudantes efectuam a preparação conducente à preparação, realização e apresentção de um projecto.

Avaliação consiste em duas partes: quatros momentos de avaliação sobre a componente formativa com o peso de 40% e a avaliação do projecto realizado e apresentado com o peso de 60%.

Método de avaliação

Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos

  1. De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 15 de Fevereiro de 2013 e revisto em 15 de Dezembro de 2015) a avaliação em “Mecânica” enquadra-se no tipo Laboratorial ou Projecto e Seminário.

 

Artigo 2º – Avaliação

  1. A avaliação possui as seguintes componentes:
    1. Apresentação oral de um tema (AO);
    2. Redacção de um projecto (RP);
    3. Concepção e realização de um protótipo 3D (P3D);
    4. Realização de uma peça em ambiente oficinal (POF);
    5. Projecto, que inclui um relatório e respectiva apresentação oral (Proj).

Artigo 3º – Relatório do projecto

  1. O relatório escrito do projecto, que deverá ter no máximo 10 páginas em formato A4, excluindo índices e bibliografia, deverá conter:
    1. uma contextualização do trabalho a realizar, com a descrição do problema a abordar e da sua importância;
    2. uma revisão da bibliografia relevante;
    3. os objectivos específicos do trabalho a realizar;
    4. o procedimento experimental (materiais, quando relevante, e métodos experimentais – de produção, caracterização, validação, etc – ou computacionais).
    5. O formato do relatório é livre mas sugere-se que sejam seguidas as regras de formatação de dissertações da FCT/UNL.
  2. O prazo para a entrega do relatório é o dia 3 de Junho. A apresentação oral, que terá a duração máxima de 10 minutos, realiza-se na semana de 6 a 9 de Junho.
  

Artigo 4º – Classificação Final 

  1. A classificação final dos estudantes que não tenham obtido frequência num ano lectivo anteriror é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:
    1. AO vale 10%;
    2. RP vale 10%
    3. P3D vale 10%
    4. POF vale 10%;
    5. Proj vale 60%.
  2. Os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na Unidade Curricular.
 

Artigo 5º – Trabalhadores Estudantes

  1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal nas pautas no CLIP.
  2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
  3. Os estudantes com o estatuto de TE que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 3º, o nº 7 do Art. 5º, e o nº 8 do Art. 6º obtêm aprovação na unidade curricular.
  4. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.

 

Artigo 6º – Conduta na Sala de Aula

  1. Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem as seguintes regras de conduta na sala de aula:
    1. Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a entrada dos estudantes que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
    2. Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os estudantes preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
    3. Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os estudantes que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
    4. A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação dos docentes.

 

Artigo 7º – Outros

  1. Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “Projeto de Inciação – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
  2. Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.

Cursos