
Projeto de Iniciação
Código
11513
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
3.0
Professor responsável
José Paulo Moreira dos Santos
Horas semanais
2
Total de horas
48
Língua de ensino
Português
Objectivos
O Projeto de Iniciação possibilita ao estudante adquirir os conhecimentos e ferramentas necessárias à concepção de um projecto de engenharia ou de investigação.
Pré-requisitos
Esta unidade curricular não possui requisitos.
Conteúdo
Nesta unidade os estudantes adquirem as competências necessárias à concepção, realização e apresentação de um projecto de engenharia ou investigação.
De forma geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:
- Apresentação oral
- Concepção e redacção de um projecto
- Impressão 3D
- Formação em diversos equipamentos oficinais
- Formação em montagem de componentes elctrónicos
- Realização de um Projecto
Bibliografia
Será fornecida aos alunos bibliografia sobre cada um dos temas abordados na formação.
Método de ensino
A formação prevista no programa desta UC é ministrada sob a forma de aulas tutoriais. Ao longo do semestre, os estudantes efectuam a preparação conducente à preparação, realização e apresentção de um projecto.
Avaliação consiste em duas partes: quatros momentos de avaliação sobre a componente formativa com o peso de 40% e a avaliação do projecto realizado e apresentado com o peso de 60%.
Método de avaliação
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
- De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 15 de Fevereiro de 2013 e revisto em 15 de Dezembro de 2015) a avaliação em “Mecânica” enquadra-se no tipo Laboratorial ou Projecto e Seminário.
Artigo 2º – Avaliação
- A avaliação possui as seguintes componentes:
- Apresentação oral de um tema (AO);
- Redacção de um projecto (RP);
- Concepção e realização de um protótipo 3D (P3D);
- Realização de uma peça em ambiente oficinal (POF);
- Projecto, que inclui um relatório e respectiva apresentação oral (Proj).
Artigo 3º – Relatório do projecto
- O relatório escrito do projecto, que deverá ter no máximo 10 páginas em formato A4, excluindo índices e bibliografia, deverá conter:
- uma contextualização do trabalho a realizar, com a descrição do problema a abordar e da sua importância;
- uma revisão da bibliografia relevante;
- os objectivos específicos do trabalho a realizar;
- o procedimento experimental (materiais, quando relevante, e métodos experimentais – de produção, caracterização, validação, etc – ou computacionais).
- O formato do relatório é livre mas sugere-se que sejam seguidas as regras de formatação de dissertações da FCT/UNL.
- O prazo para a entrega do relatório é o dia 3 de Junho. A apresentação oral, que terá a duração máxima de 10 minutos, realiza-se na semana de 6 a 9 de Junho.
Artigo 4º – Classificação Final
- A classificação final dos estudantes que não tenham obtido frequência num ano lectivo anteriror é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:
- AO vale 10%;
- RP vale 10%
- P3D vale 10%
- POF vale 10%;
- Proj vale 60%.
- Os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na Unidade Curricular.
Artigo 5º – Trabalhadores Estudantes
- Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal nas pautas no CLIP.
- Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
- Os estudantes com o estatuto de TE que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 3º, o nº 7 do Art. 5º, e o nº 8 do Art. 6º obtêm aprovação na unidade curricular.
- Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
Artigo 6º – Conduta na Sala de Aula
- Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem as seguintes regras de conduta na sala de aula:
- Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a entrada dos estudantes que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
- Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os estudantes preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
- Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os estudantes que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
- A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação dos docentes.
Artigo 7º – Outros
- Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “Projeto de Inciação – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
- Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.