Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bionanotecnologia

Código

9192

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Ribeiro Viana Baptista

Horas semanais

5

Total de horas

62

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo geral de aprendizagem é o de sensibilizar o aluno para a importância das nanotecnologias em geral e em particular das suas aplicações no campo da biomedicina.

Objectivos específicos: Aplicações de nanotecnologia a biodiagnóstico e à construção de biossensores. Aplicações de bionanotecnologia no campo do diagnóstico médico e investigação biomédica.

Conteúdo

Origem e importância da Nanotecnologia

Efeito de escala e propriedades físico-químicas de nanomateriais

Nanofabricação: abordagem “bottom-up” e “top-down”

Técnicas microscópicas de caracterização de nanomateriais (TEM, SEM, SPR)

Bionanotecnologia e Bionanomáquinas

Aplicações de nanopartículas em Medicina

Nanotecnologia e Química Verde

Nanotoxicologia

 

Construção de nanoestruturas

            Funcionalização de superfícies

                        Self-assembling

                        Biopolimerização

                        Cross-linking

            Nanoestruturas baseadas em DNA

                        Electrónica

                        Biomimetização

            Nanoestruturas baseadas em proteínas

 

Aplicações em bionanodetecção

 

DNA e RNA (técnicas com e sem reticulação)

 

Nanopartículas como agentes de transporte de fármacos e genes

Bibliografia

“Nanobiotechnology: Concepts, Applications and Perspectives”

C.M. Niemeyer, C.A. Mirkin (Eds.), 2004, Wiley-VCH, Weinhein, Germany

 

“Materials Chemistry”

B.D. Fahlman, 2007, Springer, Dordrecht, the Netherlands

 

“Bionanotechnology”, D.S. Goodsell, 2004, Wiley-Liss, Hoboken, NJ, USA

Método de ensino

Aulas teórico-práticas de 2 h para expoisção de matéria e resolução de problemas. As aulas práticas com 3 h de duração, efectuar-se-ão nos laboratórios com realização de trabalhos experimentais segundo protocolos sujeitos a preparação prévia pelos alunos; seguido da realização de relatório.

Método de avaliação

Relatórios dos trabalhos práticos e discussão dos relatórios (25% da classificação final)

Apresentação e discussão de papers (10% da classificação final)

Monografia sobre um tema proposto (45% da classificação final) e apresentação oral da mesma (20% da classificação final)

Cursos