
Epidemiologia geral das parasitoses
Código
1290010
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
2
Professor responsável
Inês Fronteira
Horas semanais
TP-15; OT-8
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender os conceitos e métodos epidemiológicos;
2. Identificar os principais desenhos de estudo em epidemiologia;
3. Enumerar as vantagens e desvantagens dos principais desenhos de estudo;
4. Calcular as principais medidas de frequência e associação;
5. Interpretar as principais medidas de frequência a associação;
6. Enumerar pelo menos dois elementos essenciais à vigilância epidemiológica
7. Calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo de um teste diagnóstico
8. Interpretar as medidas de desempenho de um teste de diagnóstico
9. Descrever pelo menos um método de amostragem
Pré-requisitos
Conhecimentos prévios de Probabilidades e de Estatística.
Conteúdo
-1.Introdução à Epidemiologia
2. Desenho de estudos epidemiológicos:
a. estudos experimentais: ensaios clínicos, de campo e comunitários
b. estudos observacionais: estudos de coorte, de caso controlo, transversais e ecológicos
3. Medidas de frequência e efeito
4. Amostragem: probabilística e não probabilística
5. Erro, viés, confundimentos e interacção
6. Causalidade e processo de inferência causal em epidemiologia
7. Vigilância epidemiológica: farmacovigilância
8. Avaliação da validade e fiabilidade dos testes diagnóstico
Bibliografia
- Gordis, L. (2009). Epidemiology. (4 ed) Philadelphia: Saunders Elsevier.
- Olsen, J., Christensen, K., Jeff, M., and Ekbom, A. (2010). An introduction to epidemiology for health professionals. Springer.
- Gerstamn, B.B. (2003). Epidemiology kept simple: an introduction to traditional and modern epidemiology (2 ed.). John Wiley and Sons Ltd.
- Rothman, K. J. and Greenland, S. (1998). Modern Epidemiology. (2 ed.) Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais.
Método de avaliação
Avaliação realizada através de exame final.