Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Malária

Código

1290014

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

2

Professor responsável

Henrique Silveira

Horas semanais

T-6; TP-7;PL-11; OT-6 ;

Língua de ensino

Português ;

Objectivos

Os alunos no final da unidade curricular de Malária deverão: ;
1. Conhecer e compreender aspectos de investigação patogenia, diagnostico, resposta imunológica, interação parasite vector e controlo em malária. Assim como ser capaz de os aplicar em outros contextos de investigação; ;
2. Estar capacitado para a execução prática de algumas técnicas laboratoriais para o estudo de Plasmodium durante o seu ciclo de vida; ;
3. Avaliar as metodologias de investigação em malária e aplica-las em novas situações ;
4. Ler criticamente, comunicar e discutir material publicado na área da malária; ;

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1. Introdução. Apresentação da UC, objectivos e metodologia de avaliação. (T - 1h) ;
2. Modelos murinos de malária. (PL - 4,5h) ;
3. Projeto. (TP/S - 4h) ;
4. Novas abordagens moleculares para a análise de parâmetros entomológicos. (TP - 3h) ;
5. Expressão génica no estudo da infecção por Plasmodium. (PL – 4,5h) ;
6. Fisiologia digestiva e reprodutora dos anofelíneos. Relações vector-plasmódio. (T 1h) ;
7. Dissecção de mosquitos para observação e contagem de oocistos. (PL – 2h) ;
8. Tratamento e novos fármacos. (T – 1h) ;
9. Determinantes genéticos do hospedeiro humano. (T – 1h) ;
10. Palestra 1. (T – 1h) ;
11. Palestra 2. (T – 1h) ;

Bibliografia

- Witkowski B, Berry A, Benoit-Vical F. 2009. Resistance to antimalarial compounds: methods and applications. Drug Resist Updat. 12(1-2):42-50. ;
- Longley R, Smith C, Fortin A, Berghout J, McMorran B, Burgio G, Foote S, Gros P. 2011. Host resistance to malaria: using mouse models to explore the host response. Mamm Genome. 22:32-42. ;
- Barillas-Mury, C. and Kumar, S. 2005. Plasmodium–mosquito interactions: a tale of dangerous liaisons. Cellular Microbiology 7(11): 1539–1545. ;
- Coetzee M, Craig M, le Sueur D. 2000. Distribution of African malaria mosquitoes belonging to the Anopheles gambiae Complex. Parasitology Today, 16:74-77. ;
- Hill A 2012. Evolution, revolution and heresy in the genetics of infectious disease susceptibility. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 367: 840–849. doi:10.1098/rstb.2011.0275. ;

Método de ensino

Aulas teóricas (6h), teórico-práticas (5h), aulas práticas laboratoriais (11h) e seminários (2h). ;
Trabalho de grupo e Orientação tutorial. ;

Método de avaliação

-Projeto escrito com cerca de 2000 ± 200 palavras (exceptuando gráficos e bibliografia) e sua Apresentação. Serão avaliados especificamente a capacidade de compreensão, de pesquisa, de juízo critico, síntese e comunicação. Representará 70% da nota final, utilizando a seguinte ponderação: 20% apresentação; 20% desempenho na discussão; 10% discussão dos projetos apresentados pelos colegas; 20% projeto escrito; ;
- Relatórios das aulas práticas, que representará 30% da nota final.- ;

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