Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Parasitoses Oportunistas no contexto da Infecção VIH/Sida.

Código

1290030

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

2

Professor responsável

Olga Matos

Horas semanais

T-2; TP-2;PL-16; S-3; OT-10 ;

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as parasitoses humanas oportunistas (no contexto da infecção VIH/Sida) nas áreas da epidemiologia (vectores, agentes e hospedeiros), patogenia, clínica, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo. No fim deste módulo os alunos devem estar aptos a: ;
- Seleccionar as tecnologias de diagnóstico e de datação das parasitoses oportunistas (criptosporidiose, microsporidiose, toxoplasmose, pneumocistose), mais adequadas a aplicar em cada situação e a cada uma das doenças em estudo e, ainda, a executarem as técnicas mais utilizadas. ;
- Aplicar os métodos moleculares ao estudo da epidemiologia das parasitoses oportunistas, nomeadamente: a) à detecção e diferenciação de espécies, genótipos e subgenótipos dos parasitas oportunistas que infectam o homem; b) à identificação das IGNOREes de contaminação nos surtos epidémicos de origem hídrica e alimentar; c) à caracterização da dinâmica de transmissão das infecções em áreas endémicas; d) à determinação da importância para a Saúde Pública da presença de parasitas oportunistas na água de consumo público; e) à comparação patogenicidade / características da infecção provocada por espécies / genótipos de parasitas oportunistas ;
- Executar as técnicas de biologia molecular mais utilizadas no estudo/caracterização das parasitoses humanas oportunistas. ;
- Aplicar as medidas de controlo e prevenção das doenças causadas por parasitas oportunistas. ;

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Parasitoses oportunistas no contexto da infecção VIH/Sida – patogenia, clínica e tratamento. ;
- Diagnóstico laboratorial das parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas). ;
- Epidemiologia molecular das principais parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas). ;
- Citogenómica humana, VIH e infecções oportunistas - Papel de enzimas/chaperones residentes no retículo endoplasmático na interacção agente infeccioso-hospedeiro. ;
- Introdução aos produtos naturais aplicados à Parasitologia. ;

Bibliografia

- Garcia L. S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology, 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA. ;
- Xiao L, Fayer R, Ryan U,Upton ST. Cryptosporidium Taxonomy: Recent Advances and Implications for Public Health. Clin Microbiol Rev, 2004, 17: 72–97. ;
- Cecile-Marie Aliouat-Denis, Magali Chabe´, Christine Demanche, El Moukhtar Aliouat,Eric Viscogliosi, Jacques Guillot, Laurence Delhaes, Eduardo Dei-Cas. Pneumocystis species, co-evolution and pathogenic power. Infection, Genetics and Evolution, 2008, 8: 708–726. ;
- Sibley LD, Khan A, Ajioka JW, Rosenthal BM. Genetic diversity of Toxoplasma gondii in animals and humans. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2009;364(1530):2749-61. Review. ;

Método de ensino

Aulas teóricas (2h), teórico-práticas (2h), aulas práticas laboratoriais (16h) e seminários (4h). ;
Orientação tutorial: geral e acompanhamento de trabalhos para avaliação ;

Método de avaliação

- Avaliação contínua para determinar o progresso da aprendizagem, quanto aos objectivos que estamos a tentar atingir. Como tal, parâmetros como a assiduidade, atitude dinâmica e participativa nas várias actividades pedagógicas (por exemplo, a apresentação de temas no seminário), disponibilidade, curiosidade, integração de conhecimentos e relacionamento com os colegas serão tidos em conta. Os alunos deverão fazer um trabalho de grupo, sobre um tema, a apresentar oralmente, recorrendo ao programa power-point, durante o seminário e um trabalho individual escrito, com cerca de com cerca de 2000 ± 200 palavras (exceptuando gráficos e bibliografia). ;
- A classificação será atribuída segundo uma escala de 0-20 valores, com base: na apresentação do tema a desenvolver no seminário (ponderação de 70%) e no trabalho escrito (ponderação de 30%). Serão aprovados os alunos com classificação igual ou maior que 10 valores. ;

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