Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Protozoologia Médica

Código

1290037

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

11

Professor responsável

Lenea Campino

Horas semanais

T-16; TP-4; PL-33; S-3; OT-55 ;

Língua de ensino

Português ;

Objectivos

No fim desta unidade curricular os alunos devem estar aptos a: ;
-Identificar as principais parasitoses de relevância médica ;
-Descrever a estrutura e fisiologia dos principais parasitas protozoários. Conhecer as patologias clínicas causadas pelos protozoários mais relevantes. ;
-Identificar e referir a importância dos protozoários oportunistas ;
-Conhecer as metodologias de diagnóstico das protozooses. ;

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Introdução à Protozoologia Médica. Principais parasitoses causadas por protozoários de interesse médico: Conceitos gerais, biologia, epidemiologia, aspectos clínicos, noções de tratamento e controlo. ;
Família Trypanosomatidae: Trypanosoma cruzi e doença de Chagas Trypanosoma brucei sp. e doença do sono Leishmania spp. e leishmanioses. Plasmodium spp. e malária. Toxoplasma gondii e toxoplasmose no hospedeiro imunocompetente e imunocomprometido. Protozoários intestinais comensais e patogénicos, Giardia duodenalis e Entamoeba histolytica, E. coli e outras amebas. Protozoários oportunistas: protozoários intestinais (Cryptosporidium, Isospora, Cyclospora e Microsporidia) e outros. ;

Bibliografia

- Manson's Tropical Diseases. 2002. 21ª edição, Cook G. C. and Zumla A. I. (Ed.),WB Saunders, London, 1864 pp. ;
- Garcia L. S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology, 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA. ;
- A. Enayati1,2 and J. Hemingway, 2009, Malaria Management: Past, Present, and FutureAnnu. Rev. Entomol. 2010. 55:569–91 ;
- W Petters and Geoffrey Pasvol. Atlas of Tropical Medicine and Parasitology. 6th Edition 2007 (Elsevier) ;
- Joshi A, Narain JP, Prasittisuk C, Bhatia R, Hashim G, Jorge A, Banjara M, Kroeger A. 2008. Can visceral leishmaniasis be eliminated from Asia? J Vector Borne Dis. 45: 105-1 ;

Método de ensino

Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e orientações tutoriais. ;

Método de avaliação

Avaliação realizada através de: ;
- Exame prático ;
- Exame teórico ;
- Seminários. ;

Cursos