Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Promoção/Educação para a Saúde

Código

130005

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve:
- Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução sócio-histórica dos conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde;
- Identificar e reconhecer a importância da relação entre os vários factores, estratégias e politicas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades;
- Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de investigação e intervenção de Promoção e Educação para a Saúde, bem como as tecnologias apropriadas na execução dos mesmos programas;
- Conhecer os aspectos básicos do planeamento de projectos de Promoção da Saúde para diferentes contextos e populações em diferentes etapas de vida.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1) Enquadramento geral da evolução histórica e conceptual do conceito de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde:
- Conceitos de Saúde e Doença
- Conceitos de Prevenção da Doença, Promoção da Saúde e Qualidade de vida: novos conceitos e desafios
- Conceitos básicos de Educação para a Saúde
- O processo de Comunicação e transmissão de informação
2)Promoção da Saúde com vista ao bem-estar individual e comunitário:
- Principais determinantes dos comportamentos
- Estilos de vida - risco e protecção
- Factores, estratégias e políticas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades
3) Estratégias de investigação e intervenção na Promoção e Educação para a Saúde:
- Modelos conceptuais e aspectos metodológicos; tecnologias apropriadas na execução dos programas
4) Planeamento de projectos na Promoção da Saúde em diferentes contextos e com populações em diferentes etapas de vida

Bibliografia

Bibliografia essencial:
- Lucas, K. and Lloyd, B. Health Promotion: Evidence and Experience. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2005.
- Naidoo, J., and Wills, J. (2 ed) Health promotion: Foundations for practice. London: Harcourt Publishers Limited, 2000.
- Tones, K. and Green, J. Health Promotion: Planning and Strategies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2004.
- DiClemente, R., Crosby, R. and Kegler, M. (eds). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research: Strategies for Improving Public Health. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.
- Crosby, R., DiClemente, R. and Salazar, L. (eds). Research Methods in Health Promotion. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
- A restante bibliografia será fornecida pelo docente responsável pelo módulo.

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada. A unidade curricular contemplará ainda aulas de carácter mais teórico-prático com a resolução de exercícios que permitam a aplicação dos conteúdos programáticos. .

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos