
Promoção/Educação para a Saúde
Código
130005
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
2
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: - Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução sócio-histórica dos conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde; - Identificar e reconhecer a importância da relação entre os vários factores, estratégias e politicas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades; - Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de investigação e intervenção de Promoção e Educação para a Saúde, bem como as tecnologias apropriadas na execução dos mesmos programas; - Conhecer os aspectos básicos do planeamento de projectos de Promoção da Saúde para diferentes contextos e populações em diferentes etapas de vida.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1) Enquadramento geral da evolução histórica e conceptual do conceito de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: - Conceitos de Saúde e Doença - Conceitos de Prevenção da Doença, Promoção da Saúde e Qualidade de vida: novos conceitos e desafios - Conceitos básicos de Educação para a Saúde - O processo de Comunicação e transmissão de informação 2)Promoção da Saúde com vista ao bem-estar individual e comunitário: - Principais determinantes dos comportamentos - Estilos de vida - risco e protecção - Factores, estratégias e políticas que determinam o estado de saúde de indivíduos e comunidades 3) Estratégias de investigação e intervenção na Promoção e Educação para a Saúde: - Modelos conceptuais e aspectos metodológicos; tecnologias apropriadas na execução dos programas 4) Planeamento de projectos na Promoção da Saúde em diferentes contextos e com populações em diferentes etapas de vida
Bibliografia
Bibliografia essencial: - Lucas, K. and Lloyd, B. Health Promotion: Evidence and Experience. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2005. - Naidoo, J., and Wills, J. (2 ed) Health promotion: Foundations for practice. London: Harcourt Publishers Limited, 2000. - Tones, K. and Green, J. Health Promotion: Planning and Strategies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2004. - DiClemente, R., Crosby, R. and Kegler, M. (eds). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research: Strategies for Improving Public Health. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. - Crosby, R., DiClemente, R. and Salazar, L. (eds). Research Methods in Health Promotion. San Francisco: Jossey-Bass, 2006. - A restante bibliografia será fornecida pelo docente responsável pelo módulo.
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada. A unidade curricular contemplará ainda aulas de carácter mais teórico-prático com a resolução de exercícios que permitam a aplicação dos conteúdos programáticos. .
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.