Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Desenho de Programas de Intervenção

Código

130017

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

2

Professor responsável

Jorge Cabral

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, o aluno deve:
- Conhecer os principais fatores que determinam diferentes tipos de intervenções, incluindo os modos de reforçar a procura de, e acesso a, serviços de saúde
- Conhecer a associação entre crises de desenvolvimento, pobreza e exposição aumentada a risco de contágio / transmissão das 3 doenças re-emergentes (H/S,M,T)
- Conhecer as diferentes respostas da intervenção dos Serviços de Saúde dirigidas a estas doenças
- Conhecer as diferentes interpretações e utilizações do conceito de Risco, na Saúde em geral e grupos de Doenças particulares, quer na explicação da causalidade, quer na definição de estratégias de intervenção

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

- Tipologia de dificuldades no desenho de intervenções
- A importância de reforçar a procura de, e acesso a, serviços de saúde
- As 3 Endemias (H/S,M,T): Os desafios aos Programas Nacionais de Controlo. O exemplo de um País africano
- Cada uma das 3 Endemias (H/S,M,T): as especificidades dos desafios
- Conceito de Risco: risco e causalidade, utilização por profissionais de saúde em diferentes níveis de intervenção, para diferentes tipos de doenças. Estratégias de Medicina Preventiva: base populacional e grupos de elevado risco

Bibliografia

-Dean T. Jamison, Joel G. Breman, Anthony R. Measham, George Alleyne, Mariam Claeson, David B. Evans, Prabhat Jha, Anne Mills, and Philip Musgrove, eds. 2006. Disease Control Priorities in Developing Countries, 2nd ed. New York: Oxford University Press.
- Joel G. Breman, Martin S. Alilio, and Nicholas J. White. Defining and Defeating the Intolerable Burden of Malaria. III. Progress and Perspectives. Am. J. Trop. Med. Hyg., 77(Suppl 6), 2007
- Rose, Geoffrey. The strategy of Preventive Medicine. Oxford University Press. 1992

Método de ensino

Aulas em sala; resolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)

Método de avaliação

Orientação tutorial, estudo e exame
Resolução de problemas com orientação tutorial (preparação de trabalho individual)

Cursos