Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Saúde dos Grupos Vulneráveis

Código

130019

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve:
- Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução conceptual do conceito de vulnerabilidade em Saúde;
- Ser capaz de identificar os factores de vulnerabilidade de grupos específicos
- Reconhecer a importância dos aspectos sociais, comportamentais e epidemiológicos associados à saúde das populações vulneráveis;
- Ser capaz de reflectir sobre o planeamento e implementação de investigações e intervenções, que permitam reais ganhos em saúde e bem-estar das populações vulneráveis.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1) Vulnerabilidade em Saúde:
Enquadramento conceptual: definição, modelos e teorias
Fatores de vulnerabilidade em saúde: abordagem multidisciplinar
2) Saúde e Fatores de vulnerabilidade em grupos populacionais específicos:
Pobreza, Género, etnicidade, migração, exclusão social, indivíduos portadores de doenças debilitantes e/ou estigmatizantes
Iniquidades e saúde: acesso e utilização dos serviços de saúde
3) Princípios e Estratégias para a melhoria da saúde de grupos vulneráveis:
Princípios conceptuais e metodológicos na investigação e intervenção com populações vulneráveis
Empowerment e grupos vulneráveis
O papel do suporte social e ‘capital social’

Bibliografia

- Bhopal, R. (Ed.) Ethnicity, race and health in multicultural societies: Foundations for better epidemiology, public health and health care. Oxford: Oxford University Press, 2007.
- Sebastian, J. and Bushy, A. (Eds.) Special Populations in the Community: Advances in Reducing Health Disparities. Maryland: Aspen Publishers, 1999.
- Huff, R. and Kline, M. Promoting Health in Multicultural Populations: A Handbook for Practitioners. Thousand Oaks, CA: Sage, 1999.
- Skolnik, R. Essentials of global health. London: Jones and Bartlett Publishing, 2008. - Campbell, C. Social capital and health: Contextualising health promotion within local community networks. In S. Baron, J. Field and T. Schuller (Eds.), Social capital: Critical perspectives. Oxford:
- Oxford University Press, 2000.

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos