
Saúde dos Grupos Vulneráveis
Código
130019
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: - Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução conceptual do conceito de vulnerabilidade em Saúde; - Ser capaz de identificar os factores de vulnerabilidade de grupos específicos - Reconhecer a importância dos aspectos sociais, comportamentais e epidemiológicos associados à saúde das populações vulneráveis; - Ser capaz de reflectir sobre o planeamento e implementação de investigações e intervenções, que permitam reais ganhos em saúde e bem-estar das populações vulneráveis.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1) Vulnerabilidade em Saúde: Enquadramento conceptual: definição, modelos e teorias Fatores de vulnerabilidade em saúde: abordagem multidisciplinar 2) Saúde e Fatores de vulnerabilidade em grupos populacionais específicos: Pobreza, Género, etnicidade, migração, exclusão social, indivíduos portadores de doenças debilitantes e/ou estigmatizantes Iniquidades e saúde: acesso e utilização dos serviços de saúde 3) Princípios e Estratégias para a melhoria da saúde de grupos vulneráveis: Princípios conceptuais e metodológicos na investigação e intervenção com populações vulneráveis Empowerment e grupos vulneráveis O papel do suporte social e ‘capital social’
Bibliografia
- Bhopal, R. (Ed.) Ethnicity, race and health in multicultural societies: Foundations for better epidemiology, public health and health care. Oxford: Oxford University Press, 2007. - Sebastian, J. and Bushy, A. (Eds.) Special Populations in the Community: Advances in Reducing Health Disparities. Maryland: Aspen Publishers, 1999. - Huff, R. and Kline, M. Promoting Health in Multicultural Populations: A Handbook for Practitioners. Thousand Oaks, CA: Sage, 1999. - Skolnik, R. Essentials of global health. London: Jones and Bartlett Publishing, 2008. - Campbell, C. Social capital and health: Contextualising health promotion within local community networks. In S. Baron, J. Field and T. Schuller (Eds.), Social capital: Critical perspectives. Oxford: - Oxford University Press, 2000.
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.