Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Familia e Desenvolvimento

Código

130020

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve:
- Analisar a evolução da vida familiar, nomeadamente as mudanças nas estruturas familiares, na demografia, nos valores e nas dinâmicas internas da família em Portugal e na Europa;
- Identificar as principais características das políticas de família ao longo das últimas décadas e perceber como se organizam para acompanhar as mudanças na família, em particular para dar resposta às questões da exclusão social e da pobreza;
- Compreender a família como um sistema, integrando os aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais;
- Reflectir como a família se organiza face às mudanças do ciclo de vida e a problemas específicos;
- Compreender as possibilidades do desenvolvimento quando pensado e processado a partir das unidades domésticas;
- Conhecer as potencialidades e as fragilidades económicas das unidades domésticas no meio rural africano.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1) As mudanças na família em Portugal e na Europa ao longo das últimas décadas:
- Padrões demográficos e evolução das estruturas familiares
- Mudança nos valores e novas formas de família
- Tipos de interacção nas famílias contemporâneas
- A divisão familiar do trabalho pago e não pago
- Redes sociais e solidariedades familiares
2) Políticas de família:
- Políticas familiares: os objectivos, os instrumentos e os actores
- Famílias e Políticas familiares antes e depois do 25 de Abril. Evolução recente.
- Principais desafios da política de família
3) Família como sistema:
- Evolução do pensamento sistémico
- Aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais
- Ciclo de vida familiar: Crise e mudança
4) Famílias com problemas específicos: Multi-problemáticas, doença crónica, toxicodependência, perturbação do comportamento alimentar.
5) Grupos familiares, economia doméstica e desenvolvimento:
- Caracterização de uma unidade doméstica de subsistência no meio rural africano.
- As unidades domésticas como base de um desenvolvimento alternativo.
- A importância e o papel das mulheres na promoção do seu desenvolvimento e do da sua família.
6) Procurar soluções para famílias e pessoas em risco ou em situação de exclusão social

Bibliografia

- Broderick, C. Understanding family process: Basics on family systems theories. California: Sage Publications, 1993.
- Dallos, R. and McLaughlin, E. (eds.) Social problems and the family. California: Sage Publications/Open University, 1993.
- Hughes, G. and Fergusson, R. (eds.) Ordering lives: family, work and welfare (2nd edition). London: Routledge, 2000.
- Lerner, R. Jacobs, F. and Wertlieb, D. (eds.) Handbook of Applied Developmental Science: Promoting Positive Child, Adolescent, and Family Development Through Research, Policies, and Programs. London: Sage Publications, 2002.
- Moen, P. and Wethington, E. The Concept of family adaptive strategies. Annual Review of Sociology, 18:233-51, 1992.

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual e de evidência científica, seguida de apresentação de experiências práticas. Prevê-se ainda sessões de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

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