
Familia e Desenvolvimento
Código
130020
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: - Analisar a evolução da vida familiar, nomeadamente as mudanças nas estruturas familiares, na demografia, nos valores e nas dinâmicas internas da família em Portugal e na Europa; - Identificar as principais características das políticas de família ao longo das últimas décadas e perceber como se organizam para acompanhar as mudanças na família, em particular para dar resposta às questões da exclusão social e da pobreza; - Compreender a família como um sistema, integrando os aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais; - Reflectir como a família se organiza face às mudanças do ciclo de vida e a problemas específicos; - Compreender as possibilidades do desenvolvimento quando pensado e processado a partir das unidades domésticas; - Conhecer as potencialidades e as fragilidades económicas das unidades domésticas no meio rural africano.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1) As mudanças na família em Portugal e na Europa ao longo das últimas décadas: - Padrões demográficos e evolução das estruturas familiares - Mudança nos valores e novas formas de família - Tipos de interacção nas famílias contemporâneas - A divisão familiar do trabalho pago e não pago - Redes sociais e solidariedades familiares 2) Políticas de família: - Políticas familiares: os objectivos, os instrumentos e os actores - Famílias e Políticas familiares antes e depois do 25 de Abril. Evolução recente. - Principais desafios da política de família 3) Família como sistema: - Evolução do pensamento sistémico - Aspectos estruturais, funcionais e comunicacionais - Ciclo de vida familiar: Crise e mudança 4) Famílias com problemas específicos: Multi-problemáticas, doença crónica, toxicodependência, perturbação do comportamento alimentar. 5) Grupos familiares, economia doméstica e desenvolvimento: - Caracterização de uma unidade doméstica de subsistência no meio rural africano. - As unidades domésticas como base de um desenvolvimento alternativo. - A importância e o papel das mulheres na promoção do seu desenvolvimento e do da sua família. 6) Procurar soluções para famílias e pessoas em risco ou em situação de exclusão social
Bibliografia
- Broderick, C. Understanding family process: Basics on family systems theories. California: Sage Publications, 1993. - Dallos, R. and McLaughlin, E. (eds.) Social problems and the family. California: Sage Publications/Open University, 1993. - Hughes, G. and Fergusson, R. (eds.) Ordering lives: family, work and welfare (2nd edition). London: Routledge, 2000. - Lerner, R. Jacobs, F. and Wertlieb, D. (eds.) Handbook of Applied Developmental Science: Promoting Positive Child, Adolescent, and Family Development Through Research, Policies, and Programs. London: Sage Publications, 2002. - Moen, P. and Wethington, E. The Concept of family adaptive strategies. Annual Review of Sociology, 18:233-51, 1992.
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual e de evidência científica, seguida de apresentação de experiências práticas. Prevê-se ainda sessões de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.