
Seminário Mudançia Comportamental
Código
130024
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
Assiste-se a uma evolução do paradigma dos processos de Informação, Educação e Comunicação (IEC) em saúde. Actualmente, a comunicação para a mudança de comportamento (CMC) constitui uma abordagem determinante nos processos que visam a promoção e prevenção em saúde. No final da Unidade Curricular, o aluno deve: - Definir e compreender as principais teorias e modelos relativos à mudança comportamental - Conhecer e dominar um instrumento prático para desenhar planos estratégicos de intervenção para a mudança de comportamentos.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1) Determinantes dos comportamentos em saúde: Noções sobre a relação entre saúde e comportamentos 2) Princípios e teorias de mudança comportamental em intervenções na área da Saúde 3) A questão da planificação estratégica da educação para a mudança do comportamento - Introdução ao Método “Behave” 4) Práticas de grupo sobre o Método “Behave”
Bibliografia
- Jenkins, C. D. Building Better Health: A Handbook of Behavioral Change: Pan American Health Organization, 2003. - Glanz, K., Rimer, B. and Viswanath, K. (eds.). Health Behavior and Health Education: Theory, Research, and Practice (3rd Edition). San Francisco: Jossey-Bass, 2002. - DiClemente, R., Crosby, R. and Kegler, M. (eds.) Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research: Strategies for Improving Public Health. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. - Hornik, R. (ed.) Public Health Communication: Evidence for Behavior Change. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2002.
Método de ensino
Sessão de exposição conceptual e sessões de carácter mais prático numa lógica de aprendizagem por resolução de problemas e que permitam o desenvolvimento de capacidades técnico-científicas.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.