
Tomada de Decisão e Técnicas de apoio à Tomada de Decisão
Código
130044
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Luís Lapão
Língua de ensino
Português
Objectivos
De forma a contribuir para que as decisões na saúde ganhem em racionalidade esta unidade curricular está direccionada para ajudar o discente a melhor aceder à, e a melhor compreender a evidência num contexto de organização de serviços e programas de saúde. Os discentes deverão ser capazes de definir escolha e decisão racional; identificar viéses frequentes no raciocínio conducente a uma decisão; identificar três modelos de decisão; apresentar duas escolas de pensamento para melhorar a racionalidade das decisões tomadas; e identificar cinco perguntas que deveriam ser ponderadas antes de tomar uma decisão sobre actividades na área da saúde. Compreenderão também a limitações da regra implícita de decisão médica de evitar falsos negativos e que muitas inovações ocorrem sem evidência e que, mesmo com evidências disponíveis, a introdução de inovações nos serviços de saúde tem cadências dependentes de factores que serão discutidos. Devido à complexidade das decisões que têm de ser tomadas no sector da saúde pode ser abordada de forma a simplificar o processo de decisão. Serão introduzidas e exercitadas técnicas de representar um problema complexo sob a forma de opções mais simples, utilizando uma tabela de decisão. Outros instrumentos de apoio à decisão serão apresentados.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
Introdução ao módulo Objectivos Organização do módulo Avaliação Fazer mais bem do que mal Constrangimentos à tomada de decisão racional Teorias sobre tomada de decisão Tipos de decisão Modelos de tomada decisão Evidências para aqpoio à decisão
Bibliografia
- Ferrinho P e colaboradores. Planeamento e decisão em saúde com base em dados, informação and conhecimento (Sebenta do Professor). Lisboa, 2007.
Método de ensino
Aulas em sala e resolução de problemas
Método de avaliação
Ensaio sobre tema a acordar com os alunos