Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Avaliação de Programas

Código

130045

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1

Professor responsável

Inês Fronteira

Língua de ensino

Inglês ou Português

Objectivos

No final do módulo, o aluno deve ser capaz de:
Conceptualizar um plano de avaliação e monitorização de um programa
Mais especificamente, deve ser capaz de:
1. Abordar a história de desenvolvimento do programa
2. Referir quais e como foram envolvidos os stakeholders
3. Identificar a situação específica que necessita de ser alterada
4. Descrever a magnitude e o impacto social da situação que necessita de ser alterada
5. Descrever a(s) meta(s) e objectivo (s) do programa
6. Descrever as intervenções específicas a serem implementadas
7. Definir pelo menos 1 indicador por objectivo
8. Identificar pelo menos 2 IGNOREes de dados
9. Apresentar um plano de colheita de dados
10. Identificar os componentes específicos do programa que irão ser monitorizados
11. Descreve a forma como será feita a monitorização
12. Propõe um desenho específico de investigação para a avaliação
13. Define um plano de utilização da informação

Pré-requisitos

0

Conteúdo

Avaliação e monitorização – diferenças
Princípios gerais da monitorização e da avaliação
Planos de avaliação e monitorização
Importância dos planos de AandM
Componentes dos planos de AandM
Introdução
Descrição e estrutura
Indicadores
Características de um Indicador
Fontes de dados e plano de colheita de dados
Plano de monitorização
Plano de avaliação
Uso e disseminação da informação

Bibliografia

- Saunders R, Evans M, Joshi P. Developing a process-evaluation plan for implementation: a how to guide.evaluation and Practice, April 2005, 134-147.
- Novaes H. Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Revista de saúde Pública. Vol 34 (5). Out 2000, 547-59.
- Evaluation Associates Ltd. A guide to programme evaluation. Buckingham. December 1997
- (www.evaluation.co.uk/evaluation/evaluation%20guide.html
- Koplan J. Framework for Program Evaluation in Public Health. www.dcd.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr4811a1.htm

Método de ensino

O módulo de Avaliação de Programas baseia-se numa abordagem eminentemente prática da avaliação e monitorização de programas e em métodos de ensino-aprendizagem activos em que o aluno é responsável pelo desenvolvimento das suas próprias competências.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através de:
1. Apresentação em sala de aula de trabalho de grupo
2. Participação individual nas apresentações dos trabalhos de grupo

Cursos