Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Gestão de Qualidade

Código

130047

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Luís Lapão

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Identificar os componentes e determinantes da qualidade na prestação de cuidados de saúde.
2. Conhecer os Sistemas de Qualidade em Saúde
3. Contribuir para a definição de programas de melhoria de qualidade em locais específicos de prestação de serviços de saúde

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1. Conceitos e Paradigmas de Abordagem da Qualidade em Saúde A liderança Sistemas da qualidade
2. 1.2.1 ISO 9000 para serviços de saúde A gestão do tempo
3. Qualidade em Enfermagem A definição de objectivo SMART
4. A Qualidade nos Serviços Centrais da Saúde
5. Qualidade nas Organizações
6. Qualidade nos serviços de Saúde

Bibliografia

1. Mezomo, João Catarin – Gestão da Qualidade na Saúde: Princípios Básicos. Editora Manole.
2. Instituto da Qualidade em Saúde – Estratégias para a Qualidade e segurança nos Hospitais. Qualidade em Saúde n.º14- Junho 2006
3. Christo, F. (2000). ISO 9000 Para serviços de saúde. Caparica: Instituto Português da Qualidade.
4. Direcção Geral da Saúde. (1999). Instrumentos para a melhoria contínua da qualidade. Coimbra: G.C. – Gráfica de Coimbra, lda

Método de ensino

Ensino prático com a resolução de problemas; orientação tutorial; Aulas em sala,

Método de avaliação

Trabalho escrito do tipo estudo de caso (máximo 10 páginas)

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