
Gestão de Qualidade
Código
130047
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Luís Lapão
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Identificar os componentes e determinantes da qualidade na prestação de cuidados de saúde. 2. Conhecer os Sistemas de Qualidade em Saúde 3. Contribuir para a definição de programas de melhoria de qualidade em locais específicos de prestação de serviços de saúde
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1. Conceitos e Paradigmas de Abordagem da Qualidade em Saúde A liderança Sistemas da qualidade 2. 1.2.1 ISO 9000 para serviços de saúde A gestão do tempo 3. Qualidade em Enfermagem A definição de objectivo SMART 4. A Qualidade nos Serviços Centrais da Saúde 5. Qualidade nas Organizações 6. Qualidade nos serviços de Saúde
Bibliografia
1. Mezomo, João Catarin – Gestão da Qualidade na Saúde: Princípios Básicos. Editora Manole. 2. Instituto da Qualidade em Saúde – Estratégias para a Qualidade e segurança nos Hospitais. Qualidade em Saúde n.º14- Junho 2006 3. Christo, F. (2000). ISO 9000 Para serviços de saúde. Caparica: Instituto Português da Qualidade. 4. Direcção Geral da Saúde. (1999). Instrumentos para a melhoria contínua da qualidade. Coimbra: G.C. – Gráfica de Coimbra, lda
Método de ensino
Ensino prático com a resolução de problemas; orientação tutorial; Aulas em sala,
Método de avaliação
Trabalho escrito do tipo estudo de caso (máximo 10 páginas)