Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Malária

Código

9512012

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

3

Professor responsável

Fátima Nogueira

Horas semanais

T: Aulas teóricas: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas)
OT: Orientação tutorial: Horas / semana (Total de Horas, distribuídas por semanas)
T 8
TP 5
P 5
OT 4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os alunos no final da unidade curricular deverão: ;
1. Conhecer e executar algumas técnicas básicas para o estudo da malária em laboratório, seguindo o ciclo de vida do parasita nos hospedeiro vertebrado e vector; ;
2. Reconhecer as diferentes áreas de interesse no estudo da malária e a sua atualidade; ;
3. Compreender, analisar e avaliar a aplicabilidade de algumas metodologias para o estudo e controlo da malária, através da interação com os investigadores do IHMT, convidados externos à instituição e pesquisa autónoma; ;
4. Compreender, analisar e aplicar os princípios da elaboração de um projeto científico. ;

Conteúdo

Modelos murinos de malária. Dinâmica da infecção em duas espécies Plasmodium berghei e Plasmodium chabaudi (executar esfregaços sanguíneos, quantificar os parasitas no sangue periférico, calcular a quantidade de parasitas por inoculo). ;
Dissecção de mosquitos para observação e contagem de oocistos. Analise comparativa da infecção de mosquitos por diferentes plamódios de roedores. ;
Vectores de malária. Principais aspectos da biodiversidade, bio-ecologia e comportamento de mosquitos do género Anopheles, bem como os principais aspectos associados à epidemiologia da malária. Identificação, com base em caracteres morfológicos e com recurso a chaves de identificação digitais (logiciel), exemplares adultos e imaturos do género Anopheles. 1) ;
Controlo de vectores de malária. Principais estratégias utilizadas no controlo da malária. Componentes operacionais de programas de controlo e variantes ao longo do tempo. Sustentabilidade de programas de controlo da malária. de Resistências a insecticidas em vectores de malária. ;
Fisiologia digestiva e reprodutiva dos anofelineos e relações vector-plasmódio. ;
Resistência aos antimaláricos. Seleção de parasitas resistentes, dispersão de parasitas resistentes. ;
Fármacos antimaláricos e respectivos mecanismos de ação/resistência. Métodos in vitro e in vivo de monitorização da resistência aos antimaláricos ;

Bibliografia

Gillies MT. (1988). Anopheline mosquitoes: vector behaviour and bionomics. In: Malaria: principles and practice in malariology. Wernsdorfer W.H. and McGregor I. Sir (Eds.). Churchill Livingstone, Edinburgh: 453-485.
Alonso P. et al. (2011). A Research agenda to underpin malaria eradication. PLoS Medicine 8: e1000406
Longley R, et al, (2011). Host resistance to malaria: using mouse models to explore the host response. Mamm Genome. 22:32-42
Sá JM, Chong JL, Wellems TE. Malaria drug resistance: new observations and developments.
Essays Biochem. 2011;51:137-60. doi: 10.1042/bse0510137.

Método de ensino

Ensino direto pelo método expositivo (aulas teóricas)
Ensino indireto por:
a) aprendizagem pela descoberta guiada em ambientes de simulação, resolução de problemas nas aulas teórico-praticas
b) aprendizagem por pesquisa, aplicada à elaboração e apresentação de projeto de investigação.

Método de avaliação

Cada grupo de 2 alunos deverá elaborar e apresentar oralmente (menos de 20min) um projeto que inclua: titulo; sumário; objectivos gerais e específicos; metodologia, resultados esperados e bibliografia (menos que 2000 palavras).
Classificação final da Unidade Curricular: projeto escrito - 70%, sua apresentação oral - 30% e frequência de pelo menos 2/3 das aulas

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