
Protozoologia Médica
Código
1290037
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
11
Professor responsável
Lenea Campino
Horas semanais
T-16; TP-4; PL-33; S-3; OT-55 ;
Língua de ensino
Português ;
Objectivos
No fim desta unidade curricular os alunos devem estar aptos a: ; -Identificar as principais parasitoses de relevância médica ; -Descrever a estrutura e fisiologia dos principais parasitas protozoários. Conhecer as patologias clínicas causadas pelos protozoários mais relevantes. ; -Identificar e referir a importância dos protozoários oportunistas ; -Conhecer as metodologias de diagnóstico das protozooses. ;
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Introdução à Protozoologia Médica. Principais parasitoses causadas por protozoários de interesse médico: Conceitos gerais, biologia, epidemiologia, aspectos clínicos, noções de tratamento e controlo. ;Família Trypanosomatidae: Trypanosoma cruzi e doença de Chagas Trypanosoma brucei sp. e doença do sono Leishmania spp. e leishmanioses. Plasmodium spp. e malária. Toxoplasma gondii e toxoplasmose no hospedeiro imunocompetente e imunocomprometido. Protozoários intestinais comensais e patogénicos, Giardia duodenalis e Entamoeba histolytica, E. coli e outras amebas. Protozoários oportunistas: protozoários intestinais (Cryptosporidium, Isospora, Cyclospora e Microsporidia) e outros. ;
Bibliografia
- Manson's Tropical Diseases. 2002. 21ª edição, Cook G. C. and Zumla A. I. (Ed.),WB Saunders, London, 1864 pp. ; - Garcia L. S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology, 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA. ; - A. Enayati1,2 and J. Hemingway, 2009, Malaria Management: Past, Present, and FutureAnnu. Rev. Entomol. 2010. 55:569–91 ; - W Petters and Geoffrey Pasvol. Atlas of Tropical Medicine and Parasitology. 6th Edition 2007 (Elsevier) ; - Joshi A, Narain JP, Prasittisuk C, Bhatia R, Hashim G, Jorge A, Banjara M, Kroeger A. 2008. Can visceral leishmaniasis be eliminated from Asia? J Vector Borne Dis. 45: 105-1 ;
Método de ensino
Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e orientações tutoriais. ;
Método de avaliação
Avaliação realizada através de: ; - Exame prático ; - Exame teórico ; - Seminários. ;