
Caracterização dos Sistemas de Saúde Mundiais
Código
130010
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Jorge Cabral
Língua de ensino
Português
Objectivos
No fim do modulo o aluno deveria ser capaz de: 1. Utilizar uma convergência dos saberes das várias ciências e disciplinas que concorrem para o conhecimento sobre sistemas de saúde numa interpretação e análise objectivas, individual e em grupo, dos sistemas de saúde mundiais. 2. Aplicar os conhecimentos à análise de alguns sistemas de saúde e aos cuidados de saúde primários. 3. Explicar o sistema de saúde em estudo no contexto do sistema social em que se integra e como a sua evolução foi e é influenciada por aquele contexto. 4. Identificar os instrumentos para influenciar a evolução do sistema de saúde em estudo, que revelem uma correcta interpretação desta, no contexto do sistema social em que aquele se integra.
Conteúdo
Quadro I: Quadro de referência para descrição de um sistema de saúde Este quadro de referência identifica como elementos estruturantes dos sistemas de saúde, os seus recursos e a forma como os seus processos se relacionam num espaço organizacional especificado. Tal espaço reconhece ou não um papel relevante aos cidadãos e implica um comprometimento com um nível de desempenho que pode ser avaliado de acordo com valores, acesso, ganhos em eficiência ou ganhos em efectividade. Um sistema de saúde existe e interage com um certo contexto e é nesta interacção que se procuram respostas para os problemas de saúde vulneráveis à sua intervenção. O segundo quadro de referência, Um Mapa de Conceitos da Prática Médica, refere a especialização excessiva que tem conduzido a uma visão em túnel das problemáticas da saúde. Quadro II: Mapa de conceitos da prática médica No quadro apresentado, a dimensão vertical ou norte-sul, indica-nos a hierarquia de contextos relativos à intervenção de cada tipo de profissional de saúde. Um nível mais a norte define o contexto do nível que imediatamente o segue a sul. Exemplos de médicos a funcionarem nestes diferentes contextos incluem, indo de sul para norte, o geneticista, o cirurgião cardio-torácico, o médico internista, o psiquiatra, o médico de família, a autoridade de saúde regional, a autoridade de saúde nacional e o director da Organização Mundial de Saúde em Genebra. A dimensão horizontal, oeste-leste, está relacionada com conceitos orientadores da acção em saúde, que constituem a base da socialização profissional e de grande parte da organização dos sistemas de saúde. A concentração dos conceitos utilizados na educação dos profissionais de saúde mostra uma concentração no sentido sudeste. Este Programa de ensino-aprendizagem centra a concentração efectiva dos conceitos utilizados no sentido nordeste. Um terceiro quadro de referência a visualizar o sistema de saúde de uma forma funcional, sendo o ponto de partida para: 1. Definição e compreensão de conceitos teóricos: políticas de saúde, estratégias de saúde, planos, programas, finalidades, objectivos, metas, valores e princípios, contratualização, função de agência; 2. Estudo de caso do PNS 2004-2010; 3. Estratégias locais de implementação das estratégias nacionais.
Bibliografia
1. BISCAIA, A; MARTINS J; CARREIRA M; GONÇALVES I; ANTUNES A; FERRINHO P. Cuidados de Saúde Primários em Portugal, reformar para novos sucessos. Lisboa, Padrões Culturais Editora, 2006.WHO - World Health Report 2000: health systems: improving performance. Geneva : WHO, 2000 2. ROEMER, M.I. – The National Health Systems of the World. Volume I. The Countries. Oxford: Oxford University Press, 1991. 3. ROEMER, M.I. – The National Health Systems of the World. Volume II. The Issues. Oxford: Oxford University Press, 1993. 4. SAKELLARIDES, C. – De Alma a Harry. Crónica da Democratização da Saúde. Lisboa: Almedina, 2005. 5. WHO - World Health Report 2000: health systems: improving performance. Geneva : WHO, 2000
Método de ensino
Aulas em sala e resolução de problemas
Método de avaliação
Ensaio sobre tema a acordar com os alunos