Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Desenvolvimento e Respostas Sociais

Código

130018

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve:
- Conhecer a história da Segurança Social e Estado de Bem-Estar e suas interligações com o desenvolvimento sócio-económico, bem como as implicações para a interacção entre Indivíduo e Sociedade / Instituições Públicas;
- Compreender o conceito de Desenvolvimento e perspectivar os vários desafios que lhe estão subjacentes;
- Reflectir sobre as potencialidades do desenvolvimento sócio-local e conhecer a diversidade de processos de desenvolvimento;
- Compreender a panorâmica global acerca da conceptualização, processos e resultados de Empowerment e de Liderança em contextos comunitários;
- Reflectir acerca das implicações da Participação Comunitária nos processos e resultados de Empowerment.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1) História da segurança social e estado de bem-estar:
- Antecedentes e generalidades conceptuais: Grandes fases de evolução histórica
- Princípios orientadores: Valores, fins e objectivos
- Modelos
- Sistema económico de suporte
- Crise, crítica e perspectivas futuras
2) Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
- Problematização do Desenvolvimento: Globalização e desafios
- Diversidade de processos de desenvolvimento nos vários continentes, países e regiões
- Evolução dos modelos teóricos de desenvolvimento económico
- A implementação dos modelos de desenvolvimento
- As potencialidades do desenvolvimento na era da globalização
- Iniciativas e experiências de desenvolvimento em diversos contextos organizacionais
- Desenvolvimento Local e Projectos de Luta contra a Pobreza e Exclusão
- Promoção e desenvolvimento de iniciativas económicas, sociais, culturais e ambientais que visem o bem-estar e melhoria da saúde das populações
3) Empowerment, Liderança e Participação Comunitária:
- Conceptualização de Empowerment: Processos e Resultados
- Liderança em contextos comunitários
- Participação Comunitária e Empowerment
4) Estudo de caso – Organização comunitária em países em desenvolvimento

Bibliografia

- Phillips, D., and Verhasselt, Y. Health and development. Routledge Ed, 2001.
- World Bank. Engendering development: Thought gender equality in rights, resources and voice. New York: Oxford University Press e World Bank, 2001.
- Tropman, J., Erlich, J., and Rothman, J. (2000). Tactics and Techniques of Community Intervention. Belmont, CA: Wadsworth Publishing.
- Chen L., Kleinman A., Ware, N. Health and social change in international perspective. Boston: Oxford University Press, 1994.
- Pande, S., Tropp, S., Sharma, B. and Khatiwada, Y. (eds.) Nepal: Readings in human development. Kathmandu: United Nations Development Programme, 2006.

Método de ensino

Esta unidade curricular está estruturada em sessões de exposição conceptual e de estudos de caso. Estão previstas igualmente sessões com discussão e participação dos discentes, após leitura e análise crítica de bibliografia sobre os conteúdos programáticos previamente facultada.

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos