
Abordagens Sócio- Comportamentais em Saúde Pública
Código
130022
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Sónia Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deve: - Conhecer os conceitos-chave e os contributos teóricos e metodológicos das ciências sociais e humanas aplicados ao estudo da saúde e doença; - Ser capaz de reflectir sobre as determinantes sócio-comportamentais da saúde e da doença, com particular ênfase na questão das desigualdades no acesso à saúde e na distribuição da doença. - Aplicar esses conceitos a nível empírico; - Demonstrar consciência crítica dos principais aspectos conceptuais, teóricos e metodológicos relacionados com a investigação nas ciências sociais e humanas da saúde.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
1) Produção psicossocial da saúde e doença: - Desenvolvimento conceptual das relações entre os factores psicológicos, sociais e culturais e a saúde e doença - Modelo Biomédico e críticas - Estado de saúde e acesso aos serviços de saúde: relação com os processos psicológicos, sociais e culturais 2) Análise das inequidades em saúde: - Análise da investigação que associa factores como a classe social, a etnicidade e o género, a diferentes resultados em saúde - Problematização teórica da saúde e da doença; no domínio da análise dos factores com impacto na saúde e na doença; - As políticas de saúde e a organização dos sistemas de prestação de cuidados de saúde
Bibliografia
- Albrecht, G., Fitzpatrick, R., and Scrimshaw, S. (Eds). (2000). The Handbook of social studies in health and medicine. London: Sage. - Scrimshaw, S. (2006). Culture, behavior, and health. In M. Merson, R. Blacck, and Mills, A. (Eds.) International public health: diseases, programs, systems, and policies (2 ed.). Sudbury, MA: Jones and Bartlett Publishers. - Skolnik, R. Essentials of global health. London: Jones and Bartlett Publishing. 2008 - LaVeist, T. Race. Ethnicity and Health: A Public Health Reader. San Francisco: Jossey-bass, 2002. - Berkman, LF and Kawachi. I (eds). Social Epidemiology. New York: Oxford University Press, 2000.
Método de ensino
O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.
Método de avaliação
Trabalho individual ou de grupo.