Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Abordagens Sócio- Comportamentais em Saúde Pública

Código

130022

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Sónia Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve:
- Conhecer os conceitos-chave e os contributos teóricos e metodológicos das ciências sociais e humanas aplicados ao estudo da saúde e doença;
- Ser capaz de reflectir sobre as determinantes sócio-comportamentais da saúde e da doença, com particular ênfase na questão das desigualdades no acesso à saúde e na distribuição da doença.
- Aplicar esses conceitos a nível empírico;
- Demonstrar consciência crítica dos principais aspectos conceptuais, teóricos e metodológicos relacionados com a investigação nas ciências sociais e humanas da saúde.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

1) Produção psicossocial da saúde e doença: - Desenvolvimento conceptual das relações entre os factores psicológicos, sociais e culturais e a saúde e doença
- Modelo Biomédico e críticas
- Estado de saúde e acesso aos serviços de saúde: relação com os processos psicológicos, sociais e culturais
2) Análise das inequidades em saúde:
- Análise da investigação que associa factores como a classe social, a etnicidade e o género, a diferentes resultados em saúde
- Problematização teórica da saúde e da doença; no domínio da análise dos factores com impacto na saúde e na doença;
- As políticas de saúde e a organização dos sistemas de prestação de cuidados de saúde

Bibliografia

- Albrecht, G., Fitzpatrick, R., and Scrimshaw, S. (Eds). (2000). The Handbook of social studies in health and medicine. London: Sage.
- Scrimshaw, S. (2006). Culture, behavior, and health. In M. Merson, R. Blacck, and Mills, A. (Eds.) International public health: diseases, programs, systems, and policies (2 ed.). Sudbury, MA: Jones and Bartlett Publishers.
- Skolnik, R. Essentials of global health. London: Jones and Bartlett Publishing. 2008
- LaVeist, T. Race. Ethnicity and Health: A Public Health Reader. San Francisco: Jossey-bass, 2002.
- Berkman, LF and Kawachi. I (eds). Social Epidemiology. New York: Oxford University Press, 2000.

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos discentes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.

Método de avaliação

Trabalho individual ou de grupo.

Cursos