Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Gestão da Informação e Conhecimento

Código

130043

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

1,5

Professor responsável

Luís Lapão

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade vai apresentar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível individual e organizacional.
No fim da unidade o aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível individual;
2. Identificar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível organizacional;
3. Definir as etapas da implementação de um programa de gestão da informação e do conhecimento;
4. Definir o que é um sistema de informação em saúde.

Pré-requisitos

0

Conteúdo

A Gestão da Informação e Conhecimento
a. Conceitos
b. O nível individual (do cidadão, do profissional)
c. O nível organizacional
B Qual o lugar das COPs, das Redes Sociais e da tecnologia WEB 2.0 na inovação e na aprendizagem?
a. O conhecimento distribuído e a aprendizagem colaborativa,
b. Elementos estruturantes da disseminação de inovação (de produtos e de práticas) através de Comunidades e de Redes de Conhecimento;
c. Exemplos de comunidades de Prática (COPs) e de Redes
d. A tecnologia WEB 2.0 e o software social: principais características e impactos no trabalho colaborativo e na aprendizagem;
e. Exemplos de ferramentas de apoio às COPs e Redes: listas de distribuição (yahoogroups), wikispaces, blogs, integrators, os RSS e os FEED.
C Sistemas de informação em saúde
a. Que filosofia?
b. Que arquitectura?

Bibliografia

- Biscaia A. A reforma dos cuidados de saúde primários e a reforma do pensamento. Rev. Port. Clin Geral 2006; 22:67-79
- Covita H. O papel das comunidades de práticas na prestação de cuidados de saúde primários. Rev. Port. Clin Geral 2006; 22:81-9
- Serrano A, Fialho C. Gestão do conhecimento. 2nd ed. Lisboa: FCA; 2005
- Davies HTO, Nutley S. Developing learning organisations in the new NHS. BMJ 2000;320:998-1001.
- WHO. Design and Implementantion of Health Information Systems. Geneve: WHO; 2000.

Método de ensino

Expositivo e activo/participativo; trabalho de grupo; resolução de problemas; orientação tutorial

Método de avaliação

Trabalho escrito individual – ensaio de 3 páginas; apresentação de trabalho de grupo

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