
Gestão da Informação e Conhecimento
Código
130043
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
1,5
Professor responsável
Luís Lapão
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade vai apresentar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível individual e organizacional. No fim da unidade o aluno deverá ser capaz de: 1. Identificar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível individual; 2. Identificar estratégias e instrumentos de gestão da informação e do conhecimento a nível organizacional; 3. Definir as etapas da implementação de um programa de gestão da informação e do conhecimento; 4. Definir o que é um sistema de informação em saúde.
Pré-requisitos
0
Conteúdo
A Gestão da Informação e Conhecimento a. Conceitos b. O nível individual (do cidadão, do profissional) c. O nível organizacional B Qual o lugar das COPs, das Redes Sociais e da tecnologia WEB 2.0 na inovação e na aprendizagem? a. O conhecimento distribuído e a aprendizagem colaborativa, b. Elementos estruturantes da disseminação de inovação (de produtos e de práticas) através de Comunidades e de Redes de Conhecimento; c. Exemplos de comunidades de Prática (COPs) e de Redes d. A tecnologia WEB 2.0 e o software social: principais características e impactos no trabalho colaborativo e na aprendizagem; e. Exemplos de ferramentas de apoio às COPs e Redes: listas de distribuição (yahoogroups), wikispaces, blogs, integrators, os RSS e os FEED. C Sistemas de informação em saúde a. Que filosofia? b. Que arquitectura?
Bibliografia
- Biscaia A. A reforma dos cuidados de saúde primários e a reforma do pensamento. Rev. Port. Clin Geral 2006; 22:67-79 - Covita H. O papel das comunidades de práticas na prestação de cuidados de saúde primários. Rev. Port. Clin Geral 2006; 22:81-9 - Serrano A, Fialho C. Gestão do conhecimento. 2nd ed. Lisboa: FCA; 2005 - Davies HTO, Nutley S. Developing learning organisations in the new NHS. BMJ 2000;320:998-1001. - WHO. Design and Implementantion of Health Information Systems. Geneve: WHO; 2000.
Método de ensino
Expositivo e activo/participativo; trabalho de grupo; resolução de problemas; orientação tutorial
Método de avaliação
Trabalho escrito individual – ensaio de 3 páginas; apresentação de trabalho de grupo