NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização,análise e gestão de informação, nas organizações.

Os analistas e gestores de informação têm como tarefa essencial organizar e analisar a informação das organizações e traduzi-la em ações conducentes à concretização dos objetivos das organizações. Assim, um dos principais objetivos deste curso é a criação de competências que permitam suportar a tomada de decisão e promover melhorias no processo de tomada de decisão das organizações.

Este curso dirige-se a todos aqueles cuja preocupação pela análise e tratamento da informação é fundamental para o exercício da sua função, nomeadamente gestores e técnicos envolvidos na produção de informação de suporte à tomada de decisões estratégicas nas organizações. Gestores e Técnicos de Marketing, Especialistas em Estudos de Mercado e CRM, Directores de Tecnologias de Informação, Responsáveis e Técnicos da área de Gestão de Risco, Responsáveis pelos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

  • Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;
  • Aplicar as diversas metodologias e ferramentas, estatísticas e computacionais, de exploração e análise de informação, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à tomada de decisão;
  • Comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e de uma carta de intenções, e submeter a candidatura no final, entre 5 de abril e 12 de maio de 2016. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

<p>Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:</p> <p>Licenciatura em área compatível;</p> <p>Análise ao currículo académico e profissional do candidato;</p> <p>Realização de uma entrevista.</p>

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200001 Análise de Dados 7.5
200046 Estatística 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
Opções
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 1.0
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200122 Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400029 Web Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases (Advanced) 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200144 Big Data 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400022 Enterprise Resource Planning Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200040 Dissertação 35.0
200113 Relatório de Estágio 35.0
200134 Trabalho de Projecto 35.0