NOVA Information Management School

Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Marketing Research e CRM, está classificado como o melhor Mestrado em E-Business em Portugal, 3º da Europa e do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Este curso tem por principal objectivos fornecer uma formação de excelência equilibrada entre uma componente conceptual e metodológica de marketing, com uma vocação quantitativa, e uma formação prática orientada para o estudo de casos e elaboração de projectos. Dirige-se a quadros superiores, técnicos e outros profissionais do Marketing que queiram obter e aprofundar competências no domínio do Marketing Research e do CRM, utilizando as mais avançadas metodologias de recolha, análise e tratamento de informação.

Assim, este mestrado é particularmente indicado para técnicos e utilizadores de Estudos de Mercado, bem como profissionais que estejam envolvidos na Gestão do Relacionamento com o Cliente, em indústrias como a de Banca e Seguros, Telecomunicações, Grande Consumo, entre outras.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

  • Planear, conceber e conduzir estudos de mercado ou qualquer outra investigação em marketing;
  • Selecionar e aplicar metodologias de recolha de dados de marketing;
  • Analisar, interpretar e comunicar os resultados de estudos de investigação em marketing;
  • Gerir, explorar, interpretar e comunicar informação de marketing residente em sistemas de informação ou proveniente de outras IGNOREes de informação de marketing;
  • Conceber, implementar e gerir politicas de relacionamento com clientes. 

Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e de uma carta de intenções, e submeter a candidatura no final, entre 5 de abril e 12 de maio de 2016. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

<p>Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:</p> <p>Licenciatura em área compatível;</p> <p>Análise ao currículo académico e profissional do candidato;</p> <p>Realização de uma entrevista.</p>

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Marketing Research e CRM, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

The evaluation of each discipline is usually carried through a final exam. This evaluation may be complemented with a project developed individually or in group. A minimum classification of 10 values is demanded so that the discipline is concluded successfully.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200020 Dados Geo-Espaciais: Modelos e Operações 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200081 Introduction to Geostatistics 3.5
200083 Marketing Digital 1.0
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200107 Project Management 3.5
200115 Remote Sensing 7.5
200122 Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400029 Web Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200049 Estudos de Mercado 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200052 Geographic Data Bases (Advanced) 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200144 Big Data 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400022 Enterprise Resource Planning Systems 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200040 Dissertação 35.0
200113 Relatório de Estágio 35.0
200134 Trabalho de Projecto 35.0