NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

As empresas necessitam hoje de conhecimentos sólidos em sistemas de informação operacionais para tirar partido dos mesmos na criação de vantagens competitivas. Efetivamente, as empresas esperam que os sistemas de informação acelerem o desenvolvimento de novos produtos e serviços, apoiem a monitorização e controlo, melhorem o relacionamento com os clientes, parceiros e fornecedores e potenciem as plataformas de Business Intelligence.

A parceria estabelecida com a Microsoft permite incluir nas diferentes unidades curriculares laboratórios informáticos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar hands-on as várias soluções (Microsoft Dynamics NAV e CRM, SharePoint, Azure, entre outros). Este curso destina-se a licenciados em qualquer área compatível que desejam adquirir competências técnicas, funcionais e de gestão em sistemas de informação empresariais.

Entre os potenciais candidatos desta pós-graduação em Sistemas de Informação Empresariais destacam-se aqueles com responsabilidades no alinhamento dos sistemas de informação empresariais com a estratégia do negócio, em particular nas áreas da logística, finanças, recursos humanos, gestão do conhecimento e vendas e marketing.

Os três melhores alunos da pós-graduação terão acesso aos exames da certificação Microsoft Certified Professional na vertente Applications. A certificação será concedida pela Microsoft mediante aprovação em todos os exames requeridos.

Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e de uma carta de intenções, e submeter a candidatura no final, entre 5 e 28 janeiro de 2016. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

<p>Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:</p> <p>Licenciatura em área compatível;</p> <p>Análise ao currículo académico e profissional do candidato;</p> <p>Realização de uma entrevista.</p>

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação Empresariais requer a realização de 8 unidades curriculares (num total de 60 ECTS), 6 das quais obrigatórias e 2 optativas escolhidas de entre um vasto leque de disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e a aprovação das seguintes unidades curriculares:

  • Arquiteturas de Tecnologias de Informação;
  • Gestão de Projetos de Informação;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Metodologias de Investigação. 


De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.<br />

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200054 Geographic Databases and Geospatial Web Services 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200083 Marketing Digital 1.0
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200014 Business Process Management 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400022 Enterprise Resource Planning Systems 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases (Advanced) 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200140 Geospatial Intelligence 7.5
200144 Big Data 7.5
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
400026 Saúde Sustentável 3.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400029 Web Analytics 7.5