NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

A pós-graduação em Direção de Sistemas de Informação visa otimizar o seu papel na cadeia de valor da organização, desenvolvendo competências na liderança desta unidade, através da abordagem das múltiplas dimensões presentes na sua atividade operacional, devidamente consolidados na criação de uma linha estratégica de atuação plurianual.

O curso destina-se a todos aqueles que queiram desenvolver competências de responsabilidade na liderança ou execução de funções próximas da Direção de Sistemas de Informação. É particularmente indicado para Diretores de Sistemas de Informação, ou posições hierárquicas com influência direta nesta área, em função da experiência e conhecimentos base que pretendam desenvolver.

Este curso tem como objetivo prioritário o desenvolvimento de competências de forma a permitir:

  • Formar linhas de Direção de topo de Sistemas de Informação com conhecimento global nas múltiplas dimensões de conhecimento associadas a estas unidades organizacionais;
  • Desenhar programas de gestão de Sistemas de Informação com visão plurianual;
  • Viabilizar processos de gestão de mudança, sempre presentes numa visão estratégica de Direção de topo;
  • Capacitar a relação com múltiplas entidades, internas e externas, em temas estratégicos, fundamentais nas decisões de médio e longo prazo.

Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e de uma carta de intenções, e submeter a candidatura no final, entre 5 de abril e 12 de maio de 2016. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.

Condições de acesso

<p>Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:</p> <p>Licenciatura em área compatível;</p> <p>Análise ao currículo académico e profissional do candidato;</p> <p>Realização de uma entrevista.</p>

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A conclusão da pós-graduação em Direção de Sistemas de Informação requer a realização de 8 unidades curriculares (num total de 60 ECTS), das quais 6 são obrigatórias e 2 optativas escolhidas de entre um vasto leque de disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, mediante a apresentação de dissertação ou trabalho de projeto ou relatório de estágio, e a realização da disciplinas aconselháveis:

  • Gestão do Conhecimento;
  • Gestão dos Sistemas de Informação;
  • Metodologias de Investigação.

De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares (75 ECTS).

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.<br />

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200077 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
200083 Marketing Digital 1.0
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
400029 Web Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200014 Business Process Management 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
Opções
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200123 Sistemas de Informação Geográfica Empresariais 7.5
200144 Big Data 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400022 Enterprise Resource Planning Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5