
Pós Graduação em Digital Enterprise Management
Ciclo
Curso de Pós-graduação
Grau
Não atribuido
Coordenador ECTS
Tiago Oliveira
Objectivos educativos
As organizações que procuram altos níveis de competitividade, rentabilidade e produtividade numa economia mais global e digitalizada, devem estar dotadas de competências, soluções e ferramentas de gestão mais sofisticadas. A mudança de paradigma, devido à disponibilidade de infraestruturas, plataformas e software disponibilizadas como um serviço (“as a service”) está a fornecer um acesso mais rápido e fácil a tecnologias que estavam disponíveis apenas para algumas organizações e que aceleram novas formas de gestão, com menores custos ou investimentos.
Atualmente, na Europa, estão em discussão resoluções para implementar um Mercado Único Digital e a nível local, em Portugal, a Agenda Digital. Alinhada com o plano estratégico Europa 2020, a "transformação digital" está em crescimento, exigindo novas competências de gestão que potenciem a gestão de informação proporcionada pelas novas tecnologias e modelos de distribuição.
É neste contexto que a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management desenvolvida em parceria com Google e SAP, surge dando assim resposta à necessidade de formação superior de gestores enquanto líderes da “transformação digital” das suas organizações.
Dirige-se a quadros superiores e profissionais que queiram aprofundar as suas competências de gestão de projetos de transformação do negócio baseados em novos modelos de digitalização e sistemas de informação. Entre os potenciais candidatos destacam-se os gestores de 1ª e 2ª linha de médias e grandes empresas, integradores de sistemas e consultoras, e profissionais de sistemas e tecnologias de informação.
Este curso tem como objetivos principais os seguintes:
- Preparar os gestores responsáveis pela implementação da “transformação digital” nas suas organizações, enquanto líderes da mudança ao nível de processos, organização e recursos humanos;
- Apoiar na seleção e priorização das soluções tecnológicas e modelos de distribuição mais adequados para acelerar a rentabilidade e produtividade nas organizações;
- Oferecer acesso direto ao “state of the art” e fornecedores de referência nas tecnologias e modelos de distribuição, que potenciam a transformação digital.
Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final, de 5 a 28 de janeiro de 2016. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional e ainda entrevista aos candidatos.
Condições de acesso
<p>Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:</p> <p>Licenciatura em área compatível;</p> <p>Análise ao currículo académico e profissional do candidato;</p> <p>Realização de uma entrevista.</p>
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Digital Enterprise Management, os alunos têm que realizar 8 unidades curriculares, das quais 6 são obrigatórias e as restantes optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares.
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
Estrutura
1º ano - semestre Outono | ||
Código | Nome | Créditos |
400042 | Business Solutions as a Service | 7.5 |
400043 | Adoption Models and Change Management | 7.5 |
400044 | Digital Enterprise Management Project Cases | 7.5 |
Opções | ||
75003 | Data Mining I (Modelos Descritivos)/ Data Mining | 7.5 |
200001 | Análise de Dados | 7.5 |
200012 | Business Intelligence I | 7.5 |
200032 | DataBase Management Systems | 7.5 |
200046 | Estatística | 7.5 |
200048 | Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor | 7.5 |
200068 | Gestão de Projectos de Informação | 7.5 |
200070 | Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação | 7.5 |
200071 | Gestão do Conhecimento | 7.5 |
200073 | Gestão dos Sistemas de Informação | 7.5 |
200083 | Marketing Digital | 1.0 |
200087 | Metodologias de Recolha de Dados | 7.5 |
200092 | Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos | 7.5 |
200139 | WEB Marketing e Comércio Electrónico | 7.5 |
400020 | Direção de Sistemas de Informação | 7.5 |
400021 | Enterprise Cloud Mobility | 7.5 |
400028 | Social Media Intelligence | 7.5 |
400029 | Web Analytics | 7.5 |
1º ano - semestre Primavera | ||
Código | Nome | Créditos |
400039 | Integrated Management Solutions | 7.5 |
400040 | Enterprise Mobility Solutions | 7.5 |
400041 | Online Collaboration Tools | 7.5 |
Opções | ||
75007 | Data Mining II (Modelos Preditivos)/ Predictive Models | 7.5 |
200007 | Arquiteturas de Tecnologias de Informação | 7.5 |
200013 | Business Intelligence II | 7.5 |
200014 | Business Process Management | 7.5 |
200049 | Estudos de Mercado | 7.5 |
200065 | Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente | 7.5 |
200067 | Gestão de Marketing | 7.5 |
200072 | Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) | 7.5 |
200085 | Marketing Experimental | 7.5 |
200086 | Metodologias de Investigação | 7.5 |
200090 | Métodos Econométricos | 7.5 |
200093 | Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Explicativas | 7.5 |
200121 | Sistemas de Apoio à Decisão | 7.5 |
200144 | Big Data | 7.5 |
400019 | Customer Relationship Management Systems | 7.5 |
400022 | Enterprise Resource Planning Systems | 7.5 |
400023 | Liderança e Gestão de Pessoas | 6.0 |
400027 | Search Engine Marketing | 7.5 |