Comportamento nas Organizações
Código
100023
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
4.0
Professor responsável
Horas semanais
300.0
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Em complemento das capacidades técnicas, os profissionais de STI devem compreender o contexto social e profissional das tecnologias de informação e computação e aderir a códigos de conduta éticos vigentes na organização. Esta área de conhecimento cobre os aspectos históricos, sociais, profissionais e éticos da computação e da vida social nas organizações. Identifica como é que o trabalho em equipa está integrado nas tecnologias de informação e como é que estas suportam a organização. Também realça técnicas profissionais de comunicação escrita e orais dentro da organização.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
1. Introdução ao comportamento nas organizações
O caso particular das organizações de computação
2. Bases do comportamento individual
A diversidade nas organizações
Atitudes e emoções
Personalidade e valores
Percepção e tomada de decisão individual
Motivação: dos conceitos às aplicações
3. Bases do comportamento grupal
Grupos: estrutura, propriedades e decisão
Trabalho em equipa
Comunicação interpessoal e organizacional
Liderança e poder
Bibliografia
Robbins, Stephen P. e Timothy A. Judge (2013), Organizational Behaviour, Global Edition, 15ª ed., Pearson.
Método de ensino
Aulas Teóricas-práticas
Método de avaliação
a)
- Resolução em grupo de 2 estudos de caso e sua apresentação oral em contexto de aula: 30% (Nota: TODOS os elementos do grupo têm de apresentar os casos em contexto de aula)
+ teste de avaliação contínua individual realizado a meio do semestre (sem consulta): 30%
+ Exame individual com toda a matéria leccionada (sem consulta): 40%
b)
Exame individual (2º época e/ou época especial): 100% (sem consulta)
Cursos