
Gestão de Projectos de Informação
Código
200068
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Horas semanais
2.0
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
1. Entender as diferenças entre projectos, operações e produtos
2. Estruturar os conceitos de gestão de projectos, com foco no negócio das Organizações
3. Utilizar os diferentes modelos de ciclo de vida dos projectos, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens
4. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo do âmbito do projecto
5. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo das actividades do projecto
6. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento da organização e das responsabilidades do projecto
7. Desenvolver o plano de comunicação do projecto
8. Identificar os diferentes tipos de custo num projecto, saber estruturar os custos (CBS) e controlar o desempenho do projecto (EVA)
9. Aplicar os conceitos de qualidade, garantia de qualidade e controlo de qualidade, no contexto da gestão de projectos
10. Utilizar os processos, métodos e técnicas de identificação, avaliação, tratamento e controlo de riscos em projectos
11. Compreender os aspectos essenciais da gestão da equipa de projecto
12. Utilizar as principais funcionalidades de Microsoft Project na realização dos trabalhos práticos
Pré-requisitos
Conhecimentos de Inglês falado e escrito ("flat English")
Conhecimentos básicos de desenvolvimento e gestão de sistemas de informação
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em 8 unidades de aprendizagem (UA):
UA1. Projectos de Informação
1 Conceitos de Projecto, Gestão de Projecto, Programa e Portefólio
2 Os projectos e a implementação da mudança nas Organizações
3. Ciclos de vida do projecto
3 Arranque, controlo e encerramento do projecto
UA2. Gestão do âmbito
UA3. Gestão do tempo
UA4. Gestão da organização e da comunicação
UA5. Gestão dos custos
UA6. Gestão da qualidade
UA7. Gestão dos riscos
UA8. Gestão da equipa de projecto
Bibliografia
Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Project Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.
Turner, J. Rodney (2008). The handbook of project-based management: Leading Strategic Change in Organizations. Third edition. London, McGraw-Hill.
ISO 21500:2012 Guidance on project management
Class slides, business case and practical exercises requirements are made available on the internet course homepage.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas, complementadas por trabalhos práticos. As aulas teóricas incluem a apresentação e discussão dos conceitos, processos, métodos e técnicas de gestão de projectos.
Os trabalhos práticos destinam-se à elaboração dum plano de projecto, baseado num caso de estudo fornecido aos Alunos. Após a entrega será feita a discussão dos trabalhos com cada grupo.
Método de avaliação
Avaliação contínua: no final do mês de Outubro os Alunos podem ser avaliados com um teste escrito (1º teste) sobre a primeira parte da matéria. A nota mínima, para este teste ser considerado para avaliação, é de oito valores. Na data do 1º Exame, os Alunos que tenham tido, pelo menos, oito valores no 1º teste podem ser avaliados com o 2º teste, só sobre a segunda parte da matéria. Os Alunos que não tenham realizado o 1º teste ou que tenham tido nota inferior a oito terão que realizar o Exame escrito (todo o conteúdo da Cadeira).
Exame escrito: Com nota mínima de 9,5
Trabalho Prático: Nota relativa à entrega dos trabalhos, ponderada com a avaliação da discussão dos trabalhos. É exigida a nota mínima de 9,5.
Nota final = (0,7 * Nota Exame (ou média do teste1 e teste 2) + 0,3 * Nota Prática)
A Nota Prática é considerada tanto na 1ª Época como na 2ª Época.
Os trabalhos práticos são realizados obrigatoriamente em grupo. Cada Grupo deve ter 5 Alunos (poderá ser aceite um mínimo de 4 e um máximo de 6 Alunos).
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics