NOVA Information Management School

WEB Marketing e Comércio Electrónico

Código

200139

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

No final do curso os alunos deverão ser capazes de:
• Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados com CE e Marketing; 
• Iniciar investigação científica em CE e Marketing.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

Programa1. Visão geral do comércio electrónico

1.1. Definição de comércio electrónico (CE) e descrição das suas categorias
1.2. Descrever e discutir o conteúdo e abrangência de CE
1.3. Descrever os principais tipos de transacções de CE
1.4. Discutir o e-commerce 2.0
1.5. Compreender os elementos do mundo digital
1.6. Descrever os determinantes de CE relativamente a pressões de negócio e respostas organizacionais
1.7. Descrever alguns modelos de negócio de CE
1.8. Descrever os benefícios e as limitações do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

2. E-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio electrónico
2.1. Descrever as principais actividades de CE e os processos e os mecanismos que lhes dão suporte 
2.2. Definir e-marketplaces e as suas componentes
2.3. Descrever os principais tipos de mercados electrónicos e suas características
2.4. Descrever catálogos electrónicos, motores de busca, e shopping carts
2.5. Descrever os principais tipos de leilões e as suas características
2.6. Discutir os benefícios, limitações e impactos dos leilões
2.7. Descrever troca e negociação on-line
2.8. Principais ferramentas da Web 2.0 e sua utilização no CE
2.9. Compreender os mundos virtuais e seu uso no CE
2.10. Discutir a concorrência/competição na economia digital
2.11. Descrever o impacto do e-marketplaces sobre as organizações, a intermediação, e as indústrias 

3. Retalho no comércio electrónico: produtos e serviços
3.1. Descrever retalho electrónico (e-tailing) e as suas características
3.2. Definir e descrever os principais modelos de negócios de e-tailing
3.3. Descrever como viagens online e serviços de turismo operam e o seu impacto sobre a indústria
3.4. Discutir o mercado de emprego online, incluindo os seus participantes, os benefícios e limitações
3.5. Descrever serviços imobiliários online
3.6. Discutir serviços online de transacções 
3.7. Discutir o cyberbanking online
3.8. Descrever a entrega de mantimentos e produtos/serviços similares
3.9. Descrever o prazo de entrega de produtos digitais e entretenimento online
3.10. Discutir as várias ajudas online dos consumidores, incluindo os auxílios de comparação de compras
3.11. Descrever desintermediação e outras questões estratégicas B2C

4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
4.1. Descrever os factores que influenciam o comportamento do consumidor online
4.2. Compreender o processo de tomada de decisão do consumidor em compra online
4.3. Descrever a segmentação e como as empresas construem o relacionamento one-to-one com clientes
4.4. Explicar como o comportamento do consumidor pode ser analisado para a criação de serviços personalizados
4.5. Discutir as questões de lealdade e confiança no CE
4.6. Descrever a pesquisa de mercado no consumidor no CE
4.7. Descrever os objectivos da publicidade na Web e as suas características
4.8. Descrever os principais métodos publicitários utilizados na Web
4.9. Descrever diferentes estratégias de publicidade online e tipos de promoções
4.10. Descrever o marketing de permissão, gestão, l

Bibliografia

Martins, C, Oliveira, T. & Popovič, A. (2014) Understanding the Internet banking adoption: An unified theory of acceptance and use of technology and perceived risk application, International Journal of Information Management, 34(1), 1-13.
Oliveira, T. & Dhillon, G. (2015). From Adoption to Routinization of B2B e-Commerce: Understanding Patterns across Europe, Journal of Global Information Management, 23(1), 24-43.
Oliveira, T. and M. F. Martins (2010) Understanding e-business adoption across industries in European countries, Industrial Management & Data System (110) 9, pp. 1337-1354.
Torkzadeh, G. and G. Dhillon (2002) Measuring factors that influence the success of Internet commerce, Information Systems Research (13) 2, pp. 187-204.
Torkzadeh, G. and G. Dhillon (2002) Measuring factors that influence the success of Internet commerce, Information Systems Research (13) 2, pp. 187-204.

Método de ensino

Aulas teóricas, complementadas por aplicações práticas, casos de estudo e simulações. Quatro trabalhos de grupo permitirá uma aplicação prática dos conceitos e técnicas estudadas na disciplina.

Método de avaliação

1ª Época - duas apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (35%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (25%) e um teste (40%).
 
2ª Época - duas apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (35%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (25%) e um teste (40%).
 
Casos de aplicação de CE - Em cada capítulo destacam-se os problemas reais encontrados por organizações de como desenvolver e implementar CE. Para acompanhar cada caso, existem questões para ajudar a direccionar a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo (quatro pessoas) realizará duas apresentações (15 minutos por apresentação). O grupo escolhe dois casos da tabela "Casos de Aplicação de CE". Cada caso só pode ser apresentado uma única vez. 
Artigo científico - Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos, cada grupo escolhe um artigo para analisar e apresentar (15 minutos). O objective deste trabalho é que os estudantes desenvolvam competências para começarem a realizar investigação nesta área.
 
No dia do exame da primeira época, cada grupo deve entregar a versão final das suas apresentações por e-mail e em papel (três apresentações). 
A nota de aprovação no exame é de 9,5 valores.

Cursos