
Integrated Management Solutions
Código
400039
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Horas semanais
2.0
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:
• Compreender o papel crítico de uma solução empresarial digital para atingir a excelência operacional e vantagem competitiva.
• Saber como extrair valor das aplicações empresariais core, tais como ERM (Enterprise Resource Management), CRM (Customer Relationship Management), SCM (Supply Chain Management), HRM (Human Resource Management), BI&A (Business Intelligence e Analytics), das plataformas e governação dos dados.
• Como alcançar a transformação do negócio digital pelos componentes acima referidos de forma a mudar de um sistema de registros, para um sistema de diferenciação, e seu turno para um sistema de inovação.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. ERM (Enterprise Management Resource) - Finanças, Contabilidade e Controlo.
2. SCM (Supply Chain Management) - Logística, compras, fabricação, armazém e inventário.
3. CRM (Customer Relationship Management) - Vendas, Marketing, Serviço, Redes sociais
4. HRM (Human Resource Management) - Processamento de salarios e Desenvolvimento de carreira.
5. BI & A (Business Intelligence e Analytics) - Big data, Smart data, Preditiva, Padrões, Relatórios, Tomada de decisão.
6. Plataformas e gestão de dados - Transacional, em tempo real, Internet das coisas, transmissão de dados, modelagem de dados e integração de informações.
Bibliografia
Plattner, Hasso, and Bernd Leukert. "The in-memory revolution." Springer Science & Business Media, 2015.
Plattner, Hasso, and Alexander Zeier. In-Memory data management: Technology and applications. Springer Science & Business Media, 2012.
Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, “B4B – How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship”, 2013.
The Digital Transformation of Business. HBR - Harvard Business Review Analytic Services Report, 2015.
Método de ensino
• Aulas teóricas, complementadas com aplicações práticas;
• Trabalhos individuais e de grupo;
• Casos de Estudo práticos.
Método de avaliação
• Apresentações de três casos de aplicação (cada um vale 15%, num total de 45%) e um teste final (55%). Numa escala de 0 a 20 valores.
• A nota de aprovação no Teste final é de 9,5 valores.