
Geostatistics
Código
200064
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Horas semanais
2.0
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O objetivo da disciplina é ensinar aos alunos os conceitos básicos e fundamentais da geoestatística tradicional, univariada e multivariada. Os alunos aprenderão no curso os conceitos teóricos relacionados com a interpolação espacial de atributos usando métodos geoestatísticos, utilizando um ou mais programas de computador para praticar os conceitos aprendidos. O curso desenvolve-se através de aulas teóricas e laboratórios práticos com exercícios que os alunos devem executar. No seguimento das aulas teóricas e laboratoriais, os alunos terão que resolver diversos exercícios propostos e reportar os resultados ao professor. Durante o curso os alunos também terão que trabalhar os conceitos e técnicas da geoestatística usando um conjunto de dados do seu interesse, e apresentar ao professor e colegas os resultados deste projeto. Finalmente, os alunos terão que apresentar um trabalho escrito sobre estes resultados.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Introdução
1.1. Conceitos iniciais e motivação
2. Análise exploratória de dados
2.1. Descrição univariada
2.2. Descrição bivariada
2.3. Descrição espacial
3. Procedimentos determinísticos
3.1. Conceitos gerais
3.2. Polígonos de Thiessen (mapas de Voronoi)
3.3. Inverse distance weighting
3.4. Validação e validação cruzada
4. Variografia
4.1. Análise da continuidade espacial
4.2. Modelos de continuidade espacial
5. Geoestatística univariada
5.2. Conceitos de estimação geoestatística
5.3. Simple kriging
5.4. Ordinary kriging
6. Geoestatística multivariada
6.1. Descrição espacial bivariada
6.2. Modelação da coregionalização
6.3. Simple kriging with varying local means
6.4. Kriging with an external drift
6.5. Cokriging e collocated cokriging
Bibliografia
Goovaerts, P., 1997. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. Oxford University Press, Inc, New York, USA.
Isaaks, E. H.; Srivastava, R. M., 1989. An Introduction to Applied Geostatistics. Oxford University Press, Inc, New York, USA.
Deutsch, C. V.; Journel, A. G., 1998. Geostatistical Software Library and User’s Guide. Oxford University Press, New York, USA.
Soares, A. 2000. Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. Instituto Superior de Técnico, IST Press. Lisboa, Portugal.
Soares, A. 2000. Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. Instituto Superior de Técnico, IST Press. Lisboa, Portugal.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, bem como a aplicação prática dos métodos utilizando aplicações informáticas, tais como o Excel e o ArcGIS. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação dos resultados. São aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo palestras, apresentação de slides, instruções passo-a-passo sobre como usar a funcionalidade Geostatistical Analyst do software ArcGIS, perguntas e respostas.
Método de avaliação
Avaliação formativa ao longo da unidade curricular:
1. Três relatórios individuais com as respostas a problemas propostos (ponderação de 10% cada);
2. Exame (ponderação de 25%)
3. Apresentação oral do trabalho de projeto (ponderação de 10%);
4. Artigo reportando o trabalho de projeto (ponderação de 35%).
O projeto pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos de dois alunos.
Cursos
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Master degree program in Geospatial Technologies