NOVA Information Management School

Metodologias de Investigação

Código

200086

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Preparar os alunos para a concretização das diferentes etapas de realização de um trabalho de investigação, ou de projecto, e que incluem o desenho e planeamento da proposta de trabalho, da implementação do projecto, a definição dos objectivos e métodos e a elaboração de relatório final (dissertação, tese, relatório projecto ou de estágio. Proporcionar, aos estudantes, uma oportunidade para: 1) Integrarem os conhecimentos adquiridos, de uma forma coerente; 2) Exercitarem e expandirem as suas capacidade para: a) o estudo independente e reflexivo; b) a utilização da literatura com vista a desenvolver e justificar os seus argumentos, através da análise crítica de informação proveniente de diversas IGNOREes; c) a discussão de resultados e a elaboração de conclusões fundamentadas na literatura e na informação recolhida, com formulação de novos conceitos e propostas para trabalho futuro; d) a comunicação e apresentação de resultados, através de uma redacção apropriada, resultando num relatório final adequadamente estruturado; e) a elaboração de referências e de citações bibliográficas; f) a autogestão - i.e. capacidade de elaborar um plano, estabelecer metas e planos de contingência, controlar o progresso face ao plano estabelecido.

Pré-requisitos

Nenhuns

Conteúdo

1. Introdução ao trabalho de investigação.
 
a)     A natureza de investigação
 
b)    O processo de investigação
 
2. A formulação do tópico e dos objectivos de investigação
 
a)     Um bom tópico de investigação
 
b)    A geração de ideias
 
c)     Questões de investigação, objectivos gerais e específicos
 
d)    Da ideia ao projecto
 
3. A proposta de investigação, de projecto ou de relatório de estágio
 
a)     Conteúdos
 
b)    Normas
 
4. A revisão crítica da literatura
 
a)     Revisão crítica
 
b)    Planeamento e implementação da pesquisa de literatura
 
c)     Ferramentas e IGNOREes de pesquisa
 
d)    Plágio
 
e)     Normas de citação e referências
 
5. Abordagens metodológicas na investigação científica. Estratégias e métodos de investigação
 
a)     Abordagens de investigação
 
b)    Designs de investigação
 
c)     Métodos de recolha de dados
 
6. Apresentação do trabalho final: estrutura, conteúdos, edição e normas
 
a)     Estrutura do trabalho
 
b)    Organização dos conteúdos
 
c)     A escrita: edição e normas
 

Bibliografia

BRYMAN, A. (2012). Social Research Methods. 4rd ed. Oxford University Press Inc.
OATES, B. J. (2006). Researching Information Systems and Computing. London: Sage Publications
RECKER, J. (2013). Scientific Research in Information Systems: A Beginner's Guide. Progress in IS, Springer
SAUNDERS, M.; A. Thornhill e P. Lewis (2012). Research Methods for Business Students. 6th Ed. Prentice-Hall
SAUNDERS, M.; A. Thornhill e P. Lewis (2012). Research Methods for Business Students. 6th Ed. Prentice-Hall

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teóricas e de seminário. Para além das leituras recomendadas e da exposição dos temas em sala de aula, serão promovidas discussões e exercícios em sala de aula. Os seminários estão orientados para a análise e desenvolvimento das propostas dos alunos. Será fomentada a discussão estruturada e a partilha de experiências.


Os participantes são colocados perante a necessidade de sistematização face às questões que surgem no âmbito da elaboração de um trabalho final e que passam pela escolha de um tema, identificação de um problema de estudo, explicitação de objectivos, formulação de hipóteses, construção de modelos, aplicação de abordagens quantitativas, qualitativas e mistas, recolha de dados e informação, apresentação de resultados e conclusões.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina consiste na avaliação das propostas de investigação, de trabalho de projecto ou de relatório de estágio, em duas ocasiões: 
  • A primeira parte da proposta terá uma ponderação de25% na nota final.
  • A proposta definitiva terá uma ponderação de 75% na nota final.
  • As propostas são avaliadas de 0 a 20 valores (aprovação 10 valores) 
  • Os alunos que não entregarem a 1ª parte da proposta na data acima definida poderão entregar a proposta completa no dia definido para o exame da unidade curricular (1ª ou 2ª época) até às 19 horas. Este trabalho terá uma ponderação de 100% na nota final.
Os alunos que desejem melhorar a nota obtida, poderão entregar a sua proposta (melhorada) em 2ª época  até às 19 horas. Este trabalho terá uma ponderação de 100% na nota final.

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