NOVA Information Management School

Business Solutions as a Service

Código

400042

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Identificar como podem aumentar a vantagem competitiva, beneficios e "performance empresarial" que a sua Organização pode obter, de acordo com o nível de implementação de "business solutions as a service"
  • Ter exemplos de novos modelos de negócio e que oportunidades e incentivos existem para que a digitalização acelere a transformação e a disponibilidade de novos serviços ou produtos como serviço (XaaS)
  • Saber quais as áreas de impacto e "readiness" (preparação) da Organização para encetar uma maior adopção de "business solutions as a service".
 

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

1. Visão sobre o mercado de Aplicações de Gestão em Software as a Service (SaaS)
1.1. Situação atual sobre a adopção e uso de Aplicações de Gestão em SaaS, por Dimensão da Organização, Mercado Vertical e Geografia
1.2. Análise de Casos práticos com base nas organizações dos Alunos e empresas no mesmo sector de actividade
1.3. Seminário: "O Futuro do mercado de SaaS visto pelos Analistas de Mercado". Palestra com Convidados [ex: Analistas de Mercado; Líderes de opinião no mercado de TIC]

2. A transformação digital no contexto da Comunidade Europeia e os novos Modelos de Negócio
2.1. Como a transformação digital está a impactar os mais diversos sectores de mercado e as apostas da Comunidade Europeia (CE)
2.2. Seminário: "Cloud computing" e XaaS como aceleradores da Transformação Digital na CE. Palestra com Convidados [ex: Consultores; entidades promotoras de programas europeus]. 
2.3. Novos Modelos de Negócio na era do XaaS.

3. Aplicações de Gestão em SaaS - Quais os Factores de Adopção, Uso e Vantagens
3.1. Adopção e Vantagens das aplicações de gestão em SaaS do ponto de vista dos Fornecedores  [eg. Microsoft, SAP, EMC, etc]
3.2. Análise de Casos práticos com base nas organizações dos Alunos e empresas no mesmo sector de actividade.
3.3. O ponto de vista das Organizações Clientes. Convidado: Empresa com implementação de solução de gestão em SaaS
  
4. Modelos de Implementação de soluções em SaaS. Valor e Impacto nas Organizações.
4.1. Os modelos de implementação "On-premise", Outsource/"pure play Cloud" e modelos hibridos
4.2. O Impacto na Organização, Processos, Conformidade, Recursos Humanos, Marketing interno, etc.
4.3. O Valor e impacto na "Firm Performance" das aplicações de gestão em SaaS. Exemplos para Grandes Organizações e PMEs.
4.4. Casos práticos baseados nas organizações dos Alunos e empresas nos mesmos sectores de actividade.

Bibliografia

Jorge Rodrigues, Pedro Ruivo, Tiago Oliveira, "Software as a Service Value and Firm Performance - a literature review synthesis in small and medium enterprises". 2014
Björn Johansson, Pedro Ruivo, "Exploring Factors for Adopting ERP as SaaS". 2013
EMC, "Introducing Cloud and IT as a service for business transformation". 2013
Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, “B4B – How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship”. 2013
Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, “B4B – How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship”. 2013

Método de ensino

Aulas teóricas, complementadas com aplicações práticas;
Trabalhos individuais e de grupo;
Casos de Estudo práticos.

Método de avaliação

Apresentações de casos de aplicação (1º vale 15%, 2º vale 20% e 3º vale 30%) e um teste final (35%).
Trabalhos: 1º - Caso individual de utilização de aplicações em SaaS na própria organização e na respectiva área de actividade; 2º - Trabalho de Grupo e apresentação de "Factores de adopção e Vantagens de aplicações de negócio em SaaS"; 3º - Trabalho de Grupo e Apresentação de "Factores de Valor e KPIs de impacto na performance empresarial das organizações".
A nota de aprovação no Teste final é de 9,5 valores.

Cursos