
Políticas Macroeconómicas
Código
1107
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
João Amador
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo do curso é consolidar e alargar os conceitos macroeconómicos e os modelos adquiridos pelos estudantes nos anteriores cursos de macroeconomia e ilustrar o seu uso para a análise económica aplicada e tomadas de decisão. No final do curso os alunos devem deter um quadro conceptual coerente para analisarem o desenvolvimento económico recente e discutirem temas de política. Adicionalmente, o curso faz referência a extensões metodológicas, sinalizando tópicos avançados da macroeconomia. O curso é constituído por três blocos principais, sendo que em primeiro lugar, examinam-se os determinantes do crescimento económico de longo prazo e as flutuações em torno da tendência. Em segundo lugar os modelos macroeconómicos são revistos e alargados para incluir componentes dinâmicas, o papel das expetativas e as ligações externas. Em terceiro lugar são discutidos tópicos de política económica aplicada.
Pré-requisitos
Precedências obrigatórias:
- 1103. Macroeconomia
Conteúdo
-Crescimento económico e ciclos
-Funções de produção e fontes de crescimento
-Modelo de crescimento de Solow
-Contabilidade do crescimento e produto potencial
-Flutuações económicas e suas causas
-Dados económicos de alta frequência e estimativas de contas nacionais
-Modelos macroeconómicos
-O modelo IS-LM (breve consolidação)
-O modelo de Mundell-Fleming e a coordenação das políticas
-Procura e oferta agregada estática
-Mercado de trabalho e expectativas
-Procura e oferta agregada dinâmicas
-Análise de política económica
-Política monetária na prática
-Mercado monetário e intervenções
-Mecanismo de transmissão da política monetária
-Política orçamental na prática
-Processo orçamental
-Saldo estrutural
-Dinâmica da dívida pública
-Pacto de Estabilidade e Crescimento
-Políticas estruturais
-Regulação no mercado de trabalho
-Regulação no mercado do produto
-Outras políticas estruturais
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação
A avaliação é composta por três blocos:
i) Avaliação prática (10%)
ii) Trabalhos de grupo (30%)
iii) Exame final (60%).