Nova School of Business and Economics

Sistemas de Informação

Código

1208

Unidade Orgânica

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Departamento

null

Créditos

7,5

Professor responsável

Paulo Faroleiro

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

A disciplina de Sistemas de Informação tem como objetivo dar uma visão abrangente embora suficientemente detalhada sobre o que a tecnologia de IS/IT, e a sua organização em qualquer corporação de pequena ou grande dimensão, nacional ou global, e de que forma pode a Tecnologia e os Sistemas de Informação ser usados como alavanca para promoverem o Negócio numa perspetiva global. Focada naqueles que se vão juntar a grandes organizações, mas também naqueles cujo espírito empreendedor que dita iniciarem o seu próprio negócio e necessitam de uma visão de como as Tecnologias da Informação os podem ajudar.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Compreender o papel das TI e dos SI nas organizações atuais, e de que forma as SI/TI pode influenciar a performance da organização e ser influenciadas pela cultura organizacional e pelas pessoas.

De que forma o aluno se pode relacionar com as SI/TI e vir a ser um Gestor de SI/TI com sucesso.

2. Compreender quais os tipos de SI existentes, de que forma podem suportar os diferentes tipos de negócio, os processos de negócio e os diferentes decisores. Discutir os riscos e benefícios da orientação ao serviço e das soluções computacionais globais ou virtuais.

3. Compreender e descrever o que são: dados, textos, documentos, sistemas de informação, sistemas de ficheiros, sistemas de base de dados, data warehouses, data marts, data centers. Discutir como as diferentes arquiteturas e a gestão de conteúdos corporativos podem influenciar o sucesso das operações e do negócio e ser conforme os requisitos legais e regulares.

4. Compreender e descrever o que são intranets, internets, redes sem fios, redes e portais de colaboração. Discutir aspetos legais e éticos.

5. Compreender a Segurança de TI e de Segurança de Informação, os seus objetivos, funções e valor financeiro. Reconhecer os sintomas de uma vulnerabilidade, de uma ameaça e de cybercrime. Descrever princípios defensivos nas SI, em redes e redes sem fios, e discutir riscos e benefícios. Compreender problemas de Controlo Interno de SI/TI e os aspetos associados de Fraude e Legislação. Descrever Continuidade de Negócio e métodos de Recuperação de Desastre.

6. Compreender e descrever o que é B2B e B2C, estratégias de e-Business e operações de e-Commerce, os SI de suporte e os processos de suporte. Compreender as atividades de e-Government e o e-Commerce no setor público. Descrever aspetos legais e éticos do e-Business.

7. Compreender Mobile Computing, os Mobile Finance Services, Mobile Shopping, entretenimento, jogos, saúde, viagens e publicidade. O que são Mobile Services e transações Mobile baseadas em serviço e em localização. Compreender os benefícios de estender a organização utilizando a tecnologia Mobile.

8. Compreender a WEB 2.0 e as suas aplicações de negócio, os serviços suportados em redes colaborativas e as comunidades online. Descrever processos de negócio eficientes baseados na WEB 2.0. Avaliar a eficácia das estratégias e táticas da social media . Descrever a evolução da Internet e como esta influenciou o ambiente de negócio.

9. Descrever sistemas operacionais, de produção, de marketing e vendas, financeiros e contabilísticos, de Recursos Humanos e de que forma estes sistemas suportam a gestão e a tomada de decisão.

10. Compreender como os sistemas empresariais suportam os processos transversais na organização e as operações multinacionais. Compreender a necessidade dos sistemas ERP, SCM, CPFR, CRM e de Gestão de Conhecimento.

11. Justificar a "necessidade de BI", as tecnologias e o seu Business Case. Descrever uma arquitetura de BI, data mining predictive analysis, dashes, scorecards e outras ferramentas de reporting. Compreender o valor do data mining, do texto mining e do WEB mining. Compreender o processo de tomada de decisão na gestão. Descrever DSS´s, os seus benefícios e arquiteturas. O futuro do BI, MI - Mobile Intelligence.

12. Descrever estratégias de alinhamento com o negócio e o seu valor, razões e benefícios. Identificar a importância, as suas funções e desafios do IT Governance. Descrever um processo de planeamento estratégico de IT. Compreender os principais tipos de outsourcing, as suas razões e benefícios.

13. Compreender o que é o BPM e as suas ferramentas, o SOA e a sua relação com a flexibilidade do negócio, a organização por processos e a otimização. Compreender o que é uma arquitetura de software e a sua relação com a eficácia e eficiência dos processos de negócio. Descrever como identificar projetos de IT, como os justificar e como os planear. Descrever o que é uma SDLC.

14. Compreender as preocupações das SI/TI com o ambiente e de que forma as SI/TI e os seus utilizadores podem usar a tecnologia e modificar o seu comportamento para um comportamento mais verde.

Explicar o trade-off relacionado com conveniências e vantagens competitivas. A conetividade permanente e a vida, o negócio, a segurança e as relações sociais. Discutir as principais tendências e previsões sobre as SI/TI.

Bibliografia

Método de ensino

Método de avaliação

REGRAS DE APROVAÇÃO NO CURSO:
-TGE: (TGE 1..5): 20% da nota final (realizado em grupo)
-PGE: (PGE 1..3): 10% da nota final (realizado em grupo)
-Projeto: 20% da nota final (realizado em grupo)
-Exame Final: 50% da nota final (individual)

Cursos